Wednesday 7 April 2010

Graça Machel desafia empresários portugueses a investir na África Austral


Graça Machel, líder do grupo Whatana e mulher de Nelson Mandela, desafiou hoje em Lisboa as empresas portuguesas a investirem na África Austral, sobretudo nos sectores da agricultura e agroindústria.
A presidente do grupo financeiro moçambicano Whatana falava à margem de uma audiência com o Presidente português, Cavaco Silva.
"Apesar de a África Austral ser uma região com grandes potencialidades ainda não nos alimentamos a nós próprios, temos de importar comida. Se houver empresas portuguesas interessadas em investir na agroindústria em qualquer dos países (Moçambique e África do Sul), temos potencialidades enormes", disse, em declarações à Lusa.
Graça Machel deslocou-se a Portugal para promover o grupo empresarial e promover contactos entre empresas portuguesas e entidades oficiais de países como Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Tanzania ou Angola.
"Quem investe em Moçambique tem um mercado mais amplo de penetração em qualquer um dos países vizinhos. As oportunidades são ilimitadas", afirmou.
A empresária está em Portugal a convite do AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, com o qual o grupo Whatana assinou recentemente um memorando de entendimento com vista a impulsionar investimentos portugueses na região africana.
Em 2009, o grupo Whatana esteve envolvido em negociações com o BCP para a compra de parte do capital do Millenium bim, o banco líder do mercado em Moçambique, sem ter conseguido chegar a um acordo.
Depois de encontro com Cavaco Silva, que serviu sobretudo para "renovar as relações de amizade e solidariedade entre os países", Graça Machel encontrou-se com o primeiro ministro, José Sócrates. 
Nesta quinta feira participa no encontro "O mercado da África Austral", organizado pelo AICEP no Hotel Pestana Palace.
Viúva do ex-presidente moçambicano Samora Machel e actual mulher de Nelson Mandela, Graça Machel tem-se destacado como activista na defesa dos direitos humanos. No final de 2009 foi galardoada, junto com o actual marido, por uma organização sueca pelo papel junto das crianças.

FONTE: RM

2 comments:

ana said...

Uma verdadeira Senhora.

JOSÉ said...

Ana, bem-vinda a este cantinho.