Friday 14 November 2008

Bulha promete caixões!

O candidato do partido Frelimo para presidente do Município da Beira, Lourenço Bulha, na sua campanha de caça ao voto, promete, aos potenciais eleitores, para votarem nele e no seu partido, porque, caso seja eleito, vai garantir, às famílias carenciadas, um apoio em caixão, viatura para levar a urna ao cemitério e alguma comida aos parentes. Os destinatários da mensagem ficam muito admirados e, ao mesmo tempo, assustados que alguém, no pleno exercício mental, se proponha a concorrer para presidir a cidade da Beira e sua gente para, apenas, instalar carpintarias a fim de produzirem caixões.
Os beirenses dizem que, no dia 19 de Novembro, votarão naquele que promete melhorar as suas condições de vida. Naquele que limpa a cidade, recolhe lixo, arranja ruas, jardins, parques. Ilumina os bairros. Votam naquele que tiver um programa que traz investimentos para reactivar actividades económicas e produção na cintura verde da cidade. O voto sera confiado em quem promete criar postos de emprego, aumentar escolas e fontanários. A alegria do povo está na barriga e não em saber que, quando morrer, tem um caixão garantido. Ninguém vota em quem diz que vai dar caixão. Não se vota para ser bem enterrado.
Vota-se em quem promete uma vida de qualidade e não em quem lhe diz que lhe vai proporcionar um caixão melhorado. A mensagem de Bulha é cínica e convém que seja desmascarada. Para responder a quem promete um enterro digno, os eleitores deveriam responder mostrando-lhe um cartão vermelho directo, negandolhe o seu voto, por ser enganoso. Ninguém vota para ganhar um funeral digno, mas, todos querem ter paz e desenvolvimento. Beira não precisa de quem lhe pode oferecer caixões, porém, precisa de um dirigente lúcido e com uma visão estratégica, fazendo da cidade onde haja pão, paz, trabalho e sossego.
O voto é a única arma que o povo tem para forçar a mudança de políticas de governação. O tempo de recorrer às armas, como luta política passou à história. Por isso, não se deve desperdiçar atirando para o ar. O tiro tem que ser certeiro. O povo deve votar em candidato e partido certos, para, mais tarde, não se arrepender. Quando se vota em partido que, ao longo de várias décadas, demonstrou ser incapaz de trazer de resolver os problemas da cidade, será obrigado esperar mais cinco anos.
Um voto bem feito pode marcar diferença na vida pessoal, na cidade ou mesmo no País todo. Não é preciso ser um advinho para entender que, quando alguém promete caixões, esteja a mentir e está desprovido de um programa credível e exequível para melhorar a vida das pessoas.
Bulha não tem políticas para combater doenças endémicas. Promete instalar três fábricas de caixões, ao invés de dizer como pensa combater as mortes que atacam as famílias. De entre os candidatos que se apresentam para governar a Beira, se me perguntarem em quem deveriam os eleitores confiar o seu voto, aconselharia a votar em Daviz Simango, candidato independente.
( Edwin Hounnou, em A Tribuna Fax de 13/11/08 )

2 comments:

Ximbitane said...

Mau agoiro! Será que já estão a condenar o eleitorado da Beira a nao estar presente no proximo pleito?

É triste ver que se aproveitam da dor dos outros para facturar votos na urna. Urubus!

JOSÉ said...

Grandes abutres, mas repara que isto faz sentido. Quando nao se consegue convencer os vivos entao tenta-se aliciar os mortos!
Isto é triste e macabro, mas espero que o Povo saiba dar a resposta adequada no dia 19!