Tuesday 25 November 2008

Dhlakama diz que só o Congresso é que o pode tirar da direcção

O presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, disse que só o congresso é que pode o tirar da direcção daquela formação política, falando na sua primeira reacção aos resultados parciais das terceiras eleições autárquicas do passado dia 19 de Novembro de 2008.
Indicou que os resultados negativos das eleições não o obrigam a abdicar do cargo de presidente da RENAMO, salientando que mesmo nas eleições presidenciais irá concorrer e ganhá-las.
“Porque é que vou-me demitir da RENAMO?” –indagou-se em resposta a uma pergunta de um jornalista presente na conferência de imprensa por si convocada e destinada á apresentação da sua reacção aos resultados das eleições autárquicas.
Reiterou, contudo, que só o congresso é que o poderá tirar da direcção, e sobre se vai ou não candidatar-se para as presidenciais de 2009, o líder da RENAMO disse que “sim vou concorrer e ganhá-las como sempre, pois o povo tem sempre confiança em mim”.
Ele evitou falar das datas da realização do tal congresso que tem sido adiado por sucessivas vezes pelo líder daquela formação política na oposição.

David Simango

Sobre se a RENAMO não está arrependida pela expulsão de Daviz Simango da sua formação política, Afonso Dhlakama ripostou dizendo que “quem devia pedir desculpas devia ser Daviz Simango pois ganhou as presentes eleições porque a população pensa que ele ainda continua na RENAMO”.
Disse finalmente que a RENAMO mantém profundas reserves sobre a credibilidade dos resultados que têm vindo a ser divulgados pelos órgãos de administração eleitoral, pelo que convida todas as organizações de observadores eleitorais a analisarem criticamente os resultados.

( Célia Mahanjane, no Diário do País de 25/11/08 )


NOTA:

Nesta altura de crise, a Renamo devia mostrar bom senso e humildade, mas infelizmente isso não está a acontecer!
A realização do Congresso é uma necessidade urgente mas terá de ser um Congresso de união, reconciliação e mudança, se for manipulado a Renamo será reduzida à insignificancia, tal como aconteceu à Unita. Ninguém acredita que nas circunstâncias actuais Afonso Dhlakama possa ganhar as eleições presidenciais, a tendencia é para a Renamo ser novamete humilhada no proximo ano.


3 comments:

Ximbitane said...

José, triste e patético é este espectaculo do "papa da democracia" que à passos largos caminha para ser o padrasto!

Se, antes do congresso, ja propala que do poleiro nao sai, que ninguém o tirara para quê fazer este exercicio? Para enganar a quem?

Eu ainda acredito na democracia e quero que hajam outros partidos. A experiencia do monopartidarismo ainda é notoria. A existencia de outro(s) partido(s) com voz, mais nao seria do que um policia atras dos outros. So isso pode garantir que as coisas corram bem.

Mas se se perdem excelentes ocasioes para se ficar calado ou falar sim, mas com humildade, diz um velho ditado, cada um cava a sua propria sepultura e, bom, e la vao eles, moribundos, martelando, a par e passo, a propria urna!

JOSÉ said...

Muito bem, Ximbi, excelente análise!
Eu sempre afirmo que se houver humildade e bom senso a crise pode ser ultrapassada, mas infelizmente nao parece que seja esse o caminho escolhido pela liderança do Partido.
Entretanto, a luta pela liberdade e democracia sofreu um grande retrocesso e temos o monopartidarismo a ameaçar!

Anonymous said...

Nao é renamo!
´Afonso Dlakhama que tem que pensar!!!
Ou sera retirado a força.
Pois ele ja nao tem força alguma