Sunday 16 November 2008

Meditando...

Ora aqui vai um brilhante (literalmente) pensamento do dia:
Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugiacom medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já semforças, o pirilampo parou e disse à cobra:
-Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer,podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.- Fiz-te alguma coisa?
- Não.- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!
E é assim....Diariamente, tropeçamos em cobras!
------------------------------------------------------------------------------------
'O pescador que chegou lá"
Havia um barco atracado numa pequena vila costeira. Um turista estrangeiro cumprimentou o pescador que estava no barco, pela qualidade de sua pesca e lhe perguntou quanto tempo levou para apanhar os peixes.
_ Não muito, respondeu o pescador.
_ Mas então, por que não ficar mais tempo e pescar mais, perguntou o turista. O pescador explicou que aquela quantidade de peixes era suficiente para ele e a família.
O turista, um bem-sucedido homem de negócios, retrucou:
_ E o que você faz com o resto do seu tempo?
_ Eu durmo até mais tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos, faço a sesta com minha mulher. À noitinha, vou até a vila encontrar os amigos, tomo uns drinques, toco violão e canto umas músicas. Eu tenho uma vida cheia.
O homem de negócios interrompeu-o:
_ Eu tenho MBA em administração de uma Universidade de prestígio e posso ajudá-lo! Você deveria pescar algumas horas a mais por dia. Então, poderia vender esse excedente. Com o dinheiro extra, poderia comprar um barco maior.
_ E depois? - perguntou o pescador.
_ Com esse dinheiro, poderia comprar um segundo barco, depois um terceiro e assim por diante, até ter uma frota de barcos pesqueiros. Ao invés de vender para um intermediário, poderia negociar diretamente com as fábricas de processamento de pescado e, quem sabe, abrir sua própria fábrica. Poderá então deixar esta pequena vila e se mudar para uma cidade grande em qualquer parte do mundo, de onde poderá administrar seu grande empreendimento.
_ Quanto tempo levaria isto, perguntou o pescador.
_ Vinte, talvez vinte e cinco anos, respondeu o turista-empresário, entusiasmado com seu sábio aconselhamento.
_ E depois? Insistiu o pobre pescador.
_ Depois? Bem, meu amigo, então é que a coisa fica realmente interessante, respondeu o turista com um sorriso. Quando seu empreendimento ficar realmente grande, poderá vender ações na Bolsa e ganhar milhões!
_ Milhões? De verdade? E depois? Inquiriu o pescador.
_ Depois vai poder se aposentar, viver numa pequena cidade perto do mar, dormir até mais tarde, brincar com seus filhos, pescar um pouquinho, fazer a sesta com sua mulher e passar suas tardes bebendo e se divertindo com os amigos...
Moral da história: Saiba para onde você está indo na vida. Você pode já ter chegado lá!

Estão aqui duas histórias que me obrigaram a reflectir. Na primeira, uma realidade indiscutível: o brilho incomoda muito. A segunda história mostra que por vezes, na ânsia de chegarmos a um destino, não notamos que já lá chegámos!

No comments: