Wednesday 5 November 2008

Vitória de Obama



05 Novembro 2008 - 05h40

Obama discursa perante 125 mil apoiantes

"A mudança chegou à América"

"Se alguém duvidava de que neste país todos os sonhos podem ser realizados, se alguém duvidava do poder da democracia, esta noite tiveram a sua resposta". Foi com estas palavras que o novo presidente norte-americano, o democrata Barack Obama, iniciou ontem o seu discurso de vitória perante mais de 125 mil apoiantes reunidos no Grant Park de Chicago.
'Demorámos muito tempo a chegar até aqui, mas esta noite, a mudança chegou à América', afirmou Obama, que subiu ao palco na companhia da esposa, Michelle, e das filhas. Num discurso tranquilo mas recheado de significado, o primeiro presidente negro da História dos EUA recordou a sua avó, que faleceu no dia anterior às eleições, agradeceu o apoio da esposa, que disse ser 'a pessoa mais importante da sua vida', e felicitou McCain, lembrando o seu 'sacrifício pela América'.
Obama não esqueceu no seu discurso os soldados no Iraque e no Afeganistão, nem a crise que ameaça a economia dos EUA, tendo pedido a todos os americanos, democratas e republicanos, para se unirem neste momento difícil: 'A vitória não é dos estados azuis nem dos estados vermelhos, mas sim dos Estados Unidos da América', frisou.
'O caminho será longo e íngreme. Podemos não chegar lá num ano ou sequer num mandato, mas nunca tive tanto a certeza, como tenho hoje, de que lá chegaremos', afirmou ainda, antes de terminar o discurso com o lema da sua campanha: 'Sim, podemos'.

05 Novembro 2008 - 06h45

O mundo felicita o novo presidente dos EUA

Reacções mundiais à vitória de Obama

As saudações e felicitações pela vitória começaram a chegar aos EUA ainda antes de Barack Obama terminar o discurso de vitória, em Chicago
As reacções internacionais à eleição do democrata Barack Obama para a presidência dos EUA começaram a surgir logo que o rival republicano, John McCain, admitiu a derrota. O presidente francês, François Sarkozy, presidente em exercício da União Europeia, foi um dos primeiros chefes de Estado a felicitar, efusivamente, Obama: 'Numa altura em que temos de enfrentar, unidos. grandes desafios, a sua eleição criou enormes esperanças na França, na Europa e mais além. A França e a Europa vão descobrir novas energias para trabalhar com a América na preservação da paz e da prosperidade no mundo'.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, sublinhou o 'momento histórico' que representa a eleição do senador do Illinóis, e frisou que a sua "é uma voz de esperança" e a eleição "representa uma oportunidade de mudança para os EUA e para o mundo".
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, felicitou igualmente o novo líder de Washington, prometendo 'apoio pessoal na renovação do compromisso da Comissão Europeia para enfrentar os desafios que nos aguardam'.
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, saudou os "valores progressitas" de Obama e "sua visão para o futuro".
A embaixada do Paquistão, país considerado crucial pelos EUA no combate ao terrorismo, fez chegar ao novo líder dos EUA a mensagem do presidente Asif Zardari, exprimindo 'a esperança de que as relações do Paquistão com os EUA sejam reforçadas sob a nova liderança'.
Do vizinho Afeganistão, o presidente Hamid Karzai enviou 'um aplauso para o povo americano' e manifestou esperança que a eleição de Obama 'possa trazer paz ao Afeganistão e prosperidade ao povo afegão'.
O presidente Mwai Kibaki, do Quénia, país natal do pai de Obama, manifestou 'orgulho' pelas 'raízes quenianas' do novo líder norte-americano. 'A sua vitória não é apenas uma inspiração para milhões de pessoasem todo o mundo, como tem uma ressonância especial para nós aqui no Quénia', afirmou.
'Com a eleição de Obama vou fortalecer a aliança Japão-EUA e trabalhar em conjunto para solucionar problemas globais', afirmou o primeiro-ministro japonês, Taro Aso

05 Novembro 2008 - 06h22

Para festejar vitória de Obama
Quénia declara feriado nacional

O governo queniano decretou o dia de amanhã como feriado nacional para celebrar a "histórica" vitória de Barack Obama nas presidenciais norte-americanas.
'A vitória do senador Obama é a vitória do nosso país, tendo em conta que as suas raízes são aqui, no Quénia' - justificou o presidente Mwai Kibaki - 'A sua vitória é uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo, mas tem uma ressonância especial para todos nós aqui no Quénia'.
Centenas de pessoas juntaram-se na pequena aldeia queniano de Kogelo, onde vive a avó materna de Obama, para seguir os resultados das eleições, irrompendo em gritos de alegria quando foi conhecido o resultado das eleições. 'O senador Obama é o nosso novo presidente. Deus respondeu às nossas preces', afirmou um pastor.

05 Novembro 2008 - 05h44

Praças asiáticas iniciam sessão a ganhar

Vitória de Obama impulsiona bolsas

Os mercados bolsistas asiáticos abriram a sessão desta quarta-feira em alta, impulsionados pela vitória do candidato democrata Barack Obama nas eleições presidenciais norte-americanas.
Hong Kong abriu a subir 5,70 por cento, Xangai 4,21 por cento, Banguecoque 3,80 por cento, enquanto Taipé iniciou a sessão a ganhar 1,73 por cento.
Outras praças asiáticas já tinham iniciado o dia em alta. Tóquio abriu a sessão a ganhar 2,80 por cento, Seul 3,86 por cento e Sidnei fechou a sessão a subir 1,88 por cento.
A vitória de Barack Obama trouxe um sentimento de esperança em relação às mudanças económicas, especialmente depois de a administração republicana de George W. Bush não ter conseguido resolver a crise financeira.


FONTE: Correio da Manhã, Portugal.

2 comments:

Jorge Saiete said...

parabens e parabens a Obama. Espero que ele cumpra o que andou a dizer aos americanos e ao mundo durante 2 anos.

JOSÉ said...

Esperemos que sim, o problema é que há demasiadas expectativas irrealistas e ele chega ao poder num momento dificil.