Wednesday 20 March 2013

Portugal pronto a cooperar com Moçambique na reconstrução pós-cheias - SE das Comunidades

Chókwé, Moçambique, 20 mar (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades portuguesas, José Cesário, disse na terça-feira que o Governo português está pronto a ajudar Moçambique no esforço de reconstrução dos danos provocados pelas cheias, no âmbito da cooperação bilateral.
José Cesário manifestou a solidariedade de Portugal para com Moçambique, respondendo a pedidos de membros da comunidade portuguesa em Chókwè, no sul de Moçambique, para ajudar a limpar a cidade, que esteve submersa por causa das inundações.
"Estamos disponíveis para cooperar naquilo que pudermos na reconstrução do país, em articulação com o Governo moçambicano. Não podemos, de repente, colocar aqui tratores para limpar a cidade, porque essa decisão é da esfera da soberania das autoridades moçambicanas", frisou José Cesário.
O secretário de Estado das Comunidades portuguesas afirmou que o envolvimento de Portugal na ajuda da reconstrução de Moçambique pode ser feito através de instituições que têm tradição na cooperação com Moçambique.
"Temos cá instituições com tradição na cooperação com Moçambique, que já o fizeram no passado, enviando engenheiros e técnicos, estamos disponíveis para o fazer, em articulação com o Governo moçambicano", disse José Cesário.
O secretário de Estado das Comunidades exortou os portugueses residentes em Chókwè para se organizarem e ficarem mais unidos, para que os apoios que eventualmente venham a receber tenham melhor aproveitamento.
"Sem organização e unidade, as coisas ficam complicadas. Criem associações, porque as ajudas não podem ser canalizadas individualmente", disse José Cesário.


Lusa

No comments: