Thursday 7 March 2013

Comunicado do MDM

MOVIMENTO DEMOCRATICO DE MOÇAMBIQUE


COMUNICADO DE IMPRENSA

Tomamos conhecimento com desagrado a morte do nosso compatriota Joseph Mido Macie, ocorrido na Africa do Sul, na Terça-feira, vítima de uma tremenda tortura perpetrada pela polícia sul-africana, país com quem mantemos uma forte relação diplomática, mas que nos últimos tempos temos vindo a constatar um forte atentado a vida dos moçambican...os na Africa do Sul, o que nos remete a uma profunda reflexão, sobre o custo da relação e da vizinhança.
As imagens filmadas e que são exibidas no jornal Sul-africano “The Star” do primeiro dia de Março, são inadmissíveis, no contexto das nações, uma clara violação dos direitos humanos, e merecem um julgamento em tribunais internacionais, pelo que instamos o Estado moçambicano a acionar os mecanismo para efeito.
Curiosamente, o crime que aconteceu na semana passada, mereceu destaque em todos órgãos de comunicação social do mundo, e o governo moçambicano mantêm-se indiferente ou apenas lamenta no lugar de agir.
Perante esta situação, o Movimento Democrático de Moçambique, exige do Governo Moçambicano esclarecimentos confortantes destes e de outros crimes que vitimam os moçambicanos dentro e fora do País.
O Movimento Democrático de Moçambique exige, ao governo de Moçambique para que assuma as suas responsabilidades de Estado diante destes acontecimentos todos e que responda perante os seus concidadãos.
Á família Macua, endereçamos as nossas sentidas condolências, e que a justiça seja feita

No comments: