Friday 8 March 2013

Caso Mido Macie: Guebuza recebe enviada de Zuma

O presidente, Armando Guebuza, recebeu quinta-feira em audiência, no seu gabinete de trabalho, uma envida especial do seu homologo sul-africano, Jacob Zuma, de quem recebeu uma mensagem de condolências, na sequência do assassinato do jovem taxista moçambicano, Mido Macia, pela Polícia daquele país vizinho.
Trata-se da Ministra das Relações Exteriores da Africa do Sul, Maite Nkoana-Mashaban (na imagem), que no encontro com o Chefe de Estado moçambicano transmitiu o sentimento de pesar e consternação do Presidente Zuma em torno do acontecimento.
“A mensagem reafirma também que estamos juntos com os moçambicanos neste momento de tristeza resultante do assassinato de Mido Macia”, explicou Mashabane falando a jornalistas à saída do encontro com Guebuza.
Segundo a enviada de Zuma, o governo sul-africano tem estado a trabalhar no sentido de obter detalhes sobre a situação e, desta forma, prosseguir com acções legais de forma a desencorajar tais práticas.
“Temos que ter a certeza de que incidentes desta natureza não voltarão mais a acontecer”, disse Mashabane, sublinhando os laços que unem os dois povos.
“Nós somos membros da mesma família, falamos a mesma língua e, também, estivemos juntos durante a luta. Por isso, queremos continuar a viver como uma família”, acrescentou.
Macia morreu a 28 de Fevereiro último em consequência da agressão que lhe foi sujeita por agentes da Policia Sul-africana, acusando-o de estacionamento irregular, em Daveyton, próximo de Joanesburgo.
O jovem taxista foi amarrado a parte traseira de uma furgoneta da polícia e arrastado numa distância de mais de 400 metros, acto que foi filmado por uma testemunha que colocou as imagens na internet.
O corpo do malogrado é esperado esta sexta-feira em Maputo.



Edmundo Galiza Matos, RM

No comments: