Monday 4 March 2013

Assassinato de moçambicano na RAS: Polícias comparecem hoje perante o juiz

OS oito polícias sul-africanos acusados de terem morto um taxista moçambicano na última quinta-feira, na África do Sul, comparecem hoje perante um juiz de instrução na cidade de Joanesburgo, segundo a agência independente sul-africana, IOL. Maputo, Segunda-Feira, 4 de Março de 2013:: Notícias
Os agentes, ora suspensos e detidos desde sexta-feira, devem responder pela acusação de homicídio perpetrado contra o moçambicano Mido Macia a quem prenderam e arrastaram pelas ruas amarrado num veículo da Polícia.
Evidências mostram que Macia sofreu ferimentos na cabeça e na parte superior do abdómen, incluindo hemorragia interna, lesões que podem ser decorrentes do facto de ter sido arrastado e espancado pelos agentes da Polícia sul-africana.
Uma autópsia revelou que o taxista morreu por causa dos ferimentos e de uma hemorragia interna.
O jornal sul-africano “Daily Sun”, que despoletou o caso, quinta-feira última, revelou, citando testemunhas, que a vítima foi detida em Daveyton, a leste de Joanesburgo, por ter estacionado seu carro numa área inadequada.
O vídeo gravado por um pedestre, com recurso a um telefone celular, mostra uma multidão assistindo aos polícias uniformizados amarrando o moçambicano numa carrinha e arrastando-o, ao sair do local, com o veículo, por pelo menos 400 metros.
O jornal refere que a vítima, de 27 anos de idade, cometeu o erro de se envolver numa discussão com alguns agentes da Polícia sul-africana, que o terão interpelado a respeito das condições em que pretendia estacionar a sua viatura de trabalho.
Segundo o mesmo jornal, existem imagens de agressão captadas por um vídeo-amador, que mostram a violência a que Mido Macia terá sido submetido.
Entre os vários argumentos, alegadamente apresentados pela Polícia sul-africana, para justificar o acto, o periódico sul-africano reporta que Mido Macia terá resistido à ordem de detenção, e arrancado uma arma de fogo a um dos agentes.
Testemunhas disseram ao jornal sul-africano que viram a Polícia a espancar a vítima, com brutalidade, já na esquadra, o que terá causado uma certa revolta de outros presos e da multidão que se abeirou do táxi do finado.

Notícias

No comments: