Saturday 27 August 2011

Wikileaks: Suspeita de tráfico de crianças em Moçambique


Um telegrama da embaixada dos EUA em Maputo cita uma denúncia de uma ONG sobre o tráfico de menores moçambicanos. Crianças serão vítimas de trabalhos forçados, exploração sexual e remoção de órgãos.
A comunicação divulgada esta quinta-feira pelo Wikileaks data de 2005 e cita a Amazing Grace Children's Center, sediada na África do Sul. Segundo a ONG, «centenas» de crianças moçambicanas foram traficadas em anos recentes para trabalhar em explorações agrícolas na zona de Nelspruit.
Após a denúncia, os diplomatas norte-americanos contactaram as autoridades sul-africanas, que confirmaram que o tráfico de crianças moçambicanas era um «problema sério». Segundo a protecção de menores de Nelspruit, a maioria dos casos não são denunciados devido ao facto dos locais serem pessoas «relativamente simples e sem educação» que acreditam que as crianças estão a ser «bem tratadas» pelos agricultores.
A ONG sul-africana afirmou ter informações sobre crianças enviadas para países terceiros com o conluio de agentes corruptos das autoridades sul-africanas. São ainda referidos casos não confirmados de exploração sexual e remoção de órgãos.

SOL

No comments: