Monday 22 August 2011

Davis Simango e os 104 Anos da Beira, assinalados no Sábado

CONSELHO MUNICIPAL
PRESIDENTE
Senhora Secretaria Permanente da Província de Sofala;
Senhor Presidente da Assembleia Provincial de Sofala;
Senhor Presidente da Assembleia Municipal;
Meritíssimo Juiz Presidente do Tribunal Provincial de Sofala;
Senhores Deputados da Assembleia da Republica, Excelências
Digníssimo Procurador Provincial Chefe de Sofala;
Senhores Representantes do Corpo Diplomático;
Senhores Representantes dos Partidos Políticos;
Caros Militares no Activo e na Reserva
Senhores Parceiros de Cooperação;
Senhores Régulos;

Senhores Representantes das Confissões Religiosas;
Caros Munícipes,
Minhas Senhoras e Meus Senhores.

É com orgulho e honra que me dirijo a vós neste dia em que a nossa cidade da Beira comemora mais um aniversário da sua elevação a categoria de cidade.
No longo e complexo percurso percorrido por todos os que aqui estão hoje mas que foi iniciado por pessoas com têmpera, coragem e espírito indomável uma cidade nasceu e cresceu no meio de dificuldades de todo o tipo. No passado muitos foram os apologistas de do pântano não poderia surgir uma cidade mas os beirenses encarregaram-se de desmentir com factos essa opinião.
Nos dias de hoje e sob nosso mandato muitos são os que nos auguram o insucesso nem que para isso se tenha que recorrer a manobras e jogos baixos. Não lhes satisfaz ver a cidade da Beira crescendo e se desenvolvendo. Juram arrancar a cidade das nossas mãos como se isso fosse o que os munícipes querem. Atrapalham a realização de importantes projectos através de manobras dilatórias de todo o tipo quando é para dar ao município o que foi centralmente decidido. Jogam baixo só para contrariar os esforços do Conselho Municipal da Beira.
Tem de ficar claro na cabeça de todos os políticos e aspirantes a políticos que os cidadãos, o seu bem-estar, a sua dignidade, os seus direitos, estão em primeiro lugar.
A Beira tem orgulho de si e nós, entanto que mandatários dos munícipes, só temos que converter em acções as aspirações destes.
É assim que no quadro da nossa acção governativa temos privilegiado a coabitação política sã, a governação participativa, a transparência, o rigor, o profissionalismo, e a dignidade humana.
Acreditamos que celebrar este dia deve ser mais um marco de decisão de continuar a fazer tudo para a nossa querida cidade ocupe o lugar que merece no contexto do país e da região em que estamos inseridos.
Enquanto celebramos não nos devemos esquecer que existem forças sinistras que continuam planificando o aniquilamento do trabalho que todos juntos executamos com sacrifícios e dificuldades acrescidas devido a agendas e considerações estratégicas que nada tem a ver com as aspirações dos munícipes nem com os mais altos interesses dos moçambicanos em geral.
Perseverar e tudo fazer para cumprir com o nosso mandato de acordo com as nossas promessas eleitorais vai continuar a nortear a nossa acção quotidiana.
Sabemos que o caminho a percorrer é difícil e cheio de dificuldades. Todos sabemos que os desafios que nossa cidade enfrenta são enormes para os recursos disponíveis. Trabalhamos e realizamos as nossas actividades num quadro extremamente difícil tanto por razões internas, nacionais como por motivos relacionados com uma conjuntura internacional de crise financeira quase generalizada.
O Conselho Municipal da Beira tem a percepção clara de que sem a participação, empenho e contribuição generosa dos munícipes os resultados até aqui alcançados nas várias frentes em que está envolvido não teriam sido alcançados.
Também temos plena consciência de que sem a boa vontade e cooperação desinteressada e genuína de nossos parceiros nacionais e internacionais muito do que foi realizado simplesmente não teria acontecido.
Neste momento de festa reafirmamos a nossa firme vontade de continuarmos a trabalhar para a completa satisfação das aspirações dos nossos munícipes, queremos mais uma vez dizer que contamos com todos para os desafios existentes.
Rejeitamos a exclusão dos outros e condenamos as tentativas de duplicação artificial e despesista dos aparatos burocrático-governamentais. Também não temos hesitações de seguir em frente e trabalhar segundo os preceitos apropriados para uma gestão moderna, participativa e transparente da nossa cidade.
Com a participação de todos, com a crítica construtiva de todos, com o empenho de todos, queremos continuar a trilhar por aqueles caminhos que tragam mais emprego, mais negócios, mais tranquilidade, mais estabilidade, mais desenvolvimento sustentável e equilibrado da nossa querida cidade.
Os erros de percurso são característicos da actividade humana. Não escondemos que existem problemas e de que há áreas da nossa governação que tem de ser rapidamente melhoradas para bem dos munícipes. Acelerar as transformações e aprimorar dinâmicas requer a participação de todos. Todos são bem-vindos com as suas ideias, críticas e sugestões. A Beira pertence-nos e cabe a nós mesmos trabalhar com vigor renovado para o seu desenvolvimento. Críticas e murmúrios nos bastidores, rumores difamatórios sem base ou fundamento, a recusa de diálogo e debate de ideias constituem-se como constrangimentos que devemos eliminar em prol da Beira.
Garantimos que nesta cidade não há lugar para ameaças nem acções intimidatórias por se pensar diferente. Não somos todos iguais e isso só serve para nos ajudar a prosseguir na construção de um mosaico cultural forte, atrevido, corajoso, determinado em fazer história.
Queremos acrescentar mais um bloco e pedra no edifício que nossos antepassados começaram e nisso não há nem haverá vacilações da nossa parte nem dos munícipes corajosos desta cidade.
Devemos ter orgulho de variadas sensibilidades nacionais considerarem a nossa cidade como foco da democracia multipartidária em Moçambique e na nossa convivência, devemos continuar a dar esse exemplo de coabitação política, ao mesmo tempo que reforçamos os instrumentos de participação multifacetada dos cidadãos na vida da cidade.
Caros Munícipes,
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Queremos que a nossa urbe seja mais competitiva, e o sector privado é um parceiro privilegiado, dai estarmos abertos ao diálogo para estabelecermos plataformas que possam criar incentivos para concretização de varias intenções, bem como melhorarmos a nossa forma de comunicação e de resposta a diversos desafios.
Esta Autarquia está comprometida com os interesses económicos, estratégicos e empresariais mútuas, encontrando plataformas para os diversos desafios, pois queremos ver uma Autarquia forte e particularmente uma economia viável, e Concorrencial, cada vez mais Empregadora e Inovadora.
Continuaremos a criar capacidade no Município para identificar e alcançar o potencial das diversas fontes de receitas disponíveis, bem como melhorar a planificação, execução e controlo de recursos, promovendo a transparência para o cidadão, pois querem garantir a eficácia e a eficiência.
Caros Munícipes,
Nós Beirenses, 104 anos depois temos saudades do futuro, porque respeitamos a memória. Criámos, no passado mais recente pensamento próprio, acreditando na imaginação, e na importância das pessoas. Estamos a criar a modernidade e o bem-estar para todos.104 anos depois somos uma cidade jovem e ambiciosa.
Cultivamos uma atitude própria moldada ao longo destes anos da construção desta cidade.
Agradecemos a participação de todos nesta jornada que escolhemos através do nosso voto e queremos terminar esta mensagem garantindo aos munícipes que não vacilaremos nos nossos compromissos para com eles.
Parabéns Beira, muito Obrigado a cada um dos munícipes.

Boas Festas
Viva A Beira
O Presidente
Daviz Mbepo Simango
Eng. Civil




No comments: