Friday 24 June 2016

TEORIA DO INACEITÁVEL, DA HIPOCRISIA E DA LEGÍTIMA DEFESA



O que Cristiano Ronaldo fez é inaceitável. O que o jornalista do Correio da Manhã fez é inaceitável. O que algumas pessoas fizeram é inaceitável. O que o Correio da Manhã faz todos os dias é inaceitável.

O que Cristiano Ronaldo fez é inaceitável. Já seria se ele fosse um cidadão comum, é ainda mais grave por ser o capitão da Selecção Nacional. A equipa representa todos os portugueses, mesmo os jornalistas do Correio da Manhã de quem ele é livre de não gostar, e os espectadores e leitores. E se existe um diferendo, ele deve ser resolvido em tribunal, o local próprio onde se resolvem os conflitos entre as pessoas num estado de direito.

O que o jornalista do Correio da Manhã fez é inaceitável. Violou as regras, sabendo que o fazia - como o CM faz muitas vezes - e numa clara atitude de provocação. Note-se que nem fez o que qualquer jornalista faria, defender o microfone com unhas e dentes, o seu principal instrumento de trabalho. O jornalista do Correio da Manhã faltou ao respeito a todos os colegas de profissão que cumpriram as regras. Procurava publicidade e visibilidade de forma gratuita e conseguiu. Como sabemos, lá pelo CM acham que isto é sinónimo de coragem e independência, de comprometimento com espectadores e leitores. Ainda vão descobrir que é a melhor forma de fazer reportagem.
Claro que este jornalista terá sido pressionado pelas chefias e sabia que não voltaria a ter tão depressa outra oportunidade profissional, já para não dizer que poderia não ter hoje emprego, se não tivesse obedecido às ordens. É este o lado mais triste do jornalismo actual, as pessoas obedecem a tudo para não perderem o emprego. Se assim foi, é legítimo que o tenha feito. Ainda que seja triste.

O que algumas pessoas fizeram é inaceitável. Quer as que justificam a atitude do jogador e a consideram legítima, sendo indefensável, quer as que defendem o Correio da Manhã de forma hipócrita. Porque não querem defender de facto o Correio da Manhã de forma sincera, pretendem apenas atacar Ronaldo e a Federação, e alguns dos que criticam o jornalismo do CM.
São os mesmos dos silêncios comprometidos em casos muito mais graves que envolvem colegas, alguns deles fontes que tentam plantar notícias para queimar esses colegas. São também alguns dos que se calam quando alguns jornalistas dignos são agredidos e apertados em estádios de futebol, muitos deles com funções de chefia e que nessas situações metem o rabo entre as pernas e aconselham os agredidos a não fazerem mais alarido para não prejudicarem os respectivos órgãos de comunicação social.

O que o Correio da Manhã faz todos os dias é inaceitável. Viola regras éticas e deontológicas, não respeita nada nem ninguém, atinge a dignidade de algumas pessoas e das famílias, viola os limites da reserva da vida privada e sai imune de quase tudo porque neste país a maior parte dos juízes aceita todos os atropelos e considera que estamos no domínio da liberdade de opinião, a não ser que se fale de juízes. Agora o CM rasga as vestes e faz o circo habitual e ridículo de vitimização onde colabora muita gente pelas mais variadas razões: ou por medo ou por hipocrisia pura. Ronaldo não devia ter feito o que fez, o CM tem legitimidade zero para exigir respeito. Mas infelizmente tem direito a ele mesmo não o merecendo.
O CM merece um banho sim, mas é de decência.

Concluindo, Sim, não é a mesma coisa atirar um microfone do CM para um lago ou outro microfone qualquer, sendo grave em qualquer circunstância. No caso do CM é quase legítima defesa, por estarmos num país onde o CM pode fazer quase tudo de forma impune. Mas Ronaldo não devia ter feito o que fez, principalmente ao serviço da Selecção Nacional, e sendo ele o dono da braçadeira de capitão.

Antonio Esteves, RTP

No comments: