Sunday 5 June 2016

Estrada Catembe-Ponta do Ouro impulsiona desenvolvimento social e económico em Maputo

Estrada Catembe-Ponta do Ouro impulsiona desenvolvimento social e económico em Maputo

Surgem mais infra-estruturas e aumento da procura de terra




A construção da Estrada Catembe-Ponta do Ouro, na província de Maputo, está a impulsionar o desenvolvimento social e económico ao longo do percurso por onde passa. Por via disso, surgem num ritmo considerável novas infra-estruturas e aumento da procura de terra.
Ao todo, são 209 quilómetros de Estrada de construção de raiz, a cargo de um empreiteiro chinês. Em vários troços, as obras decorrem dia e noite para evitar prejuízos durante a época chuvosa que começa em Outubro.  
Mesmo antes de terminar, o impacto do grande projecto já começa a fazer-se sentir no terreno. Por exemplo, a construção da fábrica de cimento da localidade de Salamanga começou em 2010. No entanto, com o posterior início das obras da estrada Catembe-Ponta do Ouro o projecto valorizou-se ainda mais, afinal, de acordo com o Governador da Província de Maputo, Raimundo Diomba, a construção da estrada está a atrair as pessoas.
“Há muito movimento para a Ponta de Ouro e para a África do Sul, por aqui, o que vem acompanhado de muitos pedidos de ocupação de espaço, pois as pessoas já estão a prever o que será da via depois de a estrada ficar pronta”, disse Raimundo Diomba.
Além de impulsionar o surgimento de infra-estruturas novas, a estrada vai ter um impacto no turismo na Reserva Especial de Maputo, localizado nas proximidades do traçado da estrada, no distrito de Matutuine, muito frequentada por sul-africanos.




O País

No comments: