Tuesday 21 June 2016

Comissão Mista espera resposta dos observadores esta semana

 
Diálogo politico
A Comissão Mista, constituída pelo Governo e a Renamo, espera que receber dentro dos próximos dias, o posicionamento da equipa de observadores convidados para mediar e observar o diálogo político, por forma a finalizar os preparativos do encontro ao mais alto nível, entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
De acordo com informações avançadas hoje, no final da sexta sessão da comissão, as cartas a convidar os mediadores, que segundo a proposta da Renamo, será o Presidente da Africa do Sul, Jacob Zuma, a Igreja Católica e a União Europeia, já começaram a ser enviadas.
“Estamos em processo de envio de cartas aos mediadores do diálogo e pensamos que, nos próximos três dias, serão enviadas. Esperamos que os destinatários apresentem uma resposta muito rápida, ”disse Jacinto Veloso, em nome da comissão.
Segundo Veloso, a preparação do encontro ao mais alto nível entre o Presidente da República e o líder da Renamo, só será possível com a presença dos mediadores e com o alargamento dos membros da comissão, tal como foi acordado entre as duas lideranças.
“O encontro do Presidente e do líder da Renamo vai realizar-se com a presença dos chamados mediadores, ou que convencionalmente chamemos de terceiras partes”, afirmou Veloso.
O número de membros da comissão mista será alargado com mais seis integrantes, a serem indicados nos próximos dias, numa proporção de três do Governo e igual número da Renamo.
Enquanto esperam pela resposta dos mediadores e da indicação dos membros adicionais, a comissão diz que vai continuar a trabalhar, no sentido de aprimorar e acelerar o passo para o encontro ao mais alto nível, que se espera aconteça o mais rápido possível.

No comments: