Thursday 9 June 2016

DIÁLOGO GOVERNO-RENAMO: COMISSÃO APRESENTA CONSENSOS MAS DIVERGE NOS TERMOS DE REFERÊNCIA

 


 

A Comissão mista encarregue para o reatamento do diálogo ao mais alto nível, entre o Governo e a Renamo, apresentou, esta quarta-feira, a agenda consensualizada, mas que diverge nos termos de referência.
O deputado da Renamo, José Manteigas, que apresentou os quatro pontos da agenda em consenso entre as partes.
"Os pontos da agenda consensualizados são: Governação da Renamo nas seis províncias, onde ganhou nas últimas eleições em 2014; temos o ponto sobre a cessação das acções armadas; temos o ponto sobre as Forças Armadas de Moçambique, nomeadamente a Polícia da República de Moçambique e o SISE; temos um quarto ponto da agenda que é o desarmamento e a reintegração dos elementos da Renamo, são estes quatro pontos que acordámos consensualmente, o único problema é esse aspecto sobre os termos de referência", disse Manteigas.
Entretanto, o membro da comissão mista pela parte governamental, Jacinto Veloso, reafirma a consensualização dos quatros pontos mas também apontou a divergência nos termos de referência.
"Existe uma divergência fundamental. É que o governo acha que o início do grande caminho para a paz e reconciliação, deve iniciar com o encontro, de alto nível, entre o Presidente da República e o presidente da Renamo. É nossa convicção que é este encontro que vai definir a forma como a comissão, esta ou outra, deve trabalhar para apresentar as soluções para a paz e reconciliação nacional", frisou Jacinto Veloso.


 

 
 
 
 

 

No comments: