Friday 17 June 2016

Dhlakama diz que diálogo com mediação internacional poderá iniciar próxima semana

íder da Renamo falava hoje à imprensa


Afonso Dhlakama diz que o diálogo com mediação internacional poderá iniciar próxima semana. O líder da Renamo, que falava hoje à imprensa, por telefone, diz que manteve contacto com o Presidente da República, o que resultou em vários consensos, e refere que tudo agora está nas mãos das equipas criadas pelas partes.
Quanto aos ataques no Centro do país, Afonso Dhlakama diz que não tem como cessar sem que haja garantias de que as forças governamentais não vão atacar. O líder da Renamo diz que deve haver vontade entre as duas partes.
“Sobre a questão militar, é a Frelimo que movimenta contingentes militares, que andam mais de 1500 quilómetros a caça de Dhlakama. Tudo pode ser negociado para que haja de facto a tranquilidade nas estradas e nas famílias. Gostaria mas não posso adiantar, nem posso dizer que amanhã vamos cessar-fogo porque isso tem implicações. Cessar-fogo significa pararmos. Você para e alguém está escondido. Você pensa que já está, paramos, e vai-te capturar e matar-te. A questão militar é complicada, mas tudo é possível; se existir boa vontade em ambos os lados. Eu gostaria que acontecesse, sinto pena das crianças, os resultados nas escolas… Treinadas (as crianças) em Maputo, vêm cá morrer sem que os familiares tenham notícias. Pode ser possível, vamos negociar este ponto de cessação das hostilidades, desde que haja garantias de que ninguém vai-se esconder para capturar ou trair o outro”, disse Afonso Dhlakama.





O País

No comments: