Friday 7 December 2012

Moçambique: Procuradoria considera queda no índice sobre corrupção de percepção preocupante

O Gabinete Central de Combate à Corrupção de Moçambique (GCCC), subordinado à Procuradoria-Geral da República, qualificou hoje (quinta-feira) de "percepção preocupante" o relatório da Transparência Internacional que refere que a corrupção piorou no país este ano.
No Índice de Percepção da Corrupção de 2012, que a Transparência Internacional divulgou na quarta-feira, Moçambique caiu da 120.ª posição para 123.ª, de um conjunto de 176 países avaliados.
Questionado pela Lusa sobre essa queda, o porta-voz do GCCC, Bernardo Duce, considerou a avaliação da Transparência Internacional "uma percepção preocupante".
"O resultado da avaliação da Transparência Internacional sobre corrupção no país é uma percepção preocupante. A corrupção é uma realidade, ela existe no país", enfatizou Bernardo Duce, um dos procuradores do GCCC.
Por reconhecer que se trata de "um fenómeno que existe", assinalou o porta-voz do GCCC, o Estado moçambicano está a empreender acções visando a prevenção e a repressão do mal.
"A corrupção chama a todos para o seu combate. Os cidadãos devem dar o seu contributo e os servidores públicos também", realçou Bernardo Duce, apontando a entrada em vigor em Novembro da Lei de Probidade Pública, como um exemplo do compromisso do Estado moçambicano na moralização da administração pública.



RM

No comments: