Monday 3 December 2012

CRONOLOGIA/ MDM, o rosto da nova oposição em Moçambique

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira força parlamentar moçambicana, que realiza o seu primeiro congresso de 05 a 08 de dezembro, tem uma história recente, que se confunde com a carreira política do seu líder, Daviz Simango.

Principais momentos do MDM, que governa duas das principais cidades de Moçambique - Beira e Quelimane:

19 novembro de 2003 - Daviz Simango, filho de um fundador da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Uria Simango (executado num campo de reeducação, após a independência), é eleito presidente do município da Beira, em listas da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo).

05 de setembro de 2008 - Daviz Simango anuncia candidatura independente à presidência do município da Beira, após a Renamo lhe retirar a recandidatura a edil.

20 de setembro de 2008 - Daviz Simango é expulso da Renamo por desobediência.

04 de dezembro de 2008 - Daviz Simango vence as eleições para a presidência do município da Beira, como candidato independente.

05 março de 2009 - Fundação do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e eleição de Daviz Simango para seu líder.
 
Outubro 2009 - MDM elege oito deputados à Assembleia da República (com 250 assentos) nas eleições legislativas e Daviz Simango obtém 8,5 por cento nas presidenciais, ganhas pelo candidato da Frelimo, Armando Guebuza.
 
19 de abril de 2011 - MDM anuncia afastamento de Ismael Mussá do cargo de secretário-geral por divergências com Daviz Simango.
 
07 de Dezembro de 2011 - Manuel de Araújo, candidato do MDM, vence eleições intercalares para a presidência do município de Quelimane.
 
Novembro de 2012 - Ainda antes da realização do I Congresso, Daviz Simango assume candidatura às presidenciais de 2014.


Lusa

No comments: