Friday 28 December 2012

Fronteira de Ressano Garcia poderá registar 36 mil saídas

Pouco mais de 36 mil pessoas, entre turistas e mineiros, é o número que as autoridades migratórias da fronteira de Ressano Garcia esperam atender no dia 2 de Janeiro de 2013,naquilo que vai constituir o pico de movimento de regresso à África do Sul depois da quadra festiva em Moçambique.
De acordo com o chefe daquele posto fronteiriço, Lázaro Mariano Saraiva, a saída de nacionais e estrangeiros começou ontem a ganhar intensidade, com a fila de pessoas a atingir já a paragem dos transportes semi-colectivos de passageiros.
“O movimento está a inverter-se. Enquanto no dia 22 de Dezembro registamos o pico em termos de entradas, neste momento começa o movimento de regresso” – disse Saraiva ao “DM”.
De acordo com aquele oficial dos serviços migratórios, embora a situação esteja a inverter-se, continuam a entrar mais viajantes através daquela fronteira, entre nacionais e estrangeiros.
A título de exemplo, revelou que 4.254 pessoas foram atendidas no posto Ressano Garcia, no período que vai das 06:00 do dia 25 até à mesma hora de 26 de Dezembro.
Daquele número, 1.374 são nacionais, 1.976 estrangeiros, 496 mineiros e 408 repatriados, ou seja, cidadãos que entram na África do Sul sem documentos, presumindo-se que sejam moçambicanos.

TRANSPORTE
INTERPROVINCIAL

Entretanto, depois de um breve abrandamento na procura de transporte interprovincial, o movimento voltou a dar indicações de agitação a partir de ontem, nos terminais da cidade de Maputo.
Quarta-feira, os transportadores que fazem ligação entre a capital do país e algumas províncias tiveram momentos de escassez de passageiros.
Alguns deles acabaram viajando com os seus autocarros quase vazios, situação que contrastava com a das vésperas do Natal, cuja procura foi exageradamente grande, tendo chegado ao extremo de obrigar alguns viajantes a pernoitarem nos terminais.
Aproveitando-se desta azáfama, alguns operadores começaram a especular os preços de passagem e das bagagens, o que criava revolta no seio dos utentes.
Para evitar que o fenómeno registado na véspera do Natal se repita no fim do ano, a coordenadora do Terminal Interprovincial da Junta, Inês Infante Mindo, apelou para que quem quisesse viajar o fizesse com alguma antecedência.
A contar pelo movimento tendencialmente crescente de passageiros àquele lugar, parece que o apelo foi acatado.



Diário de Moçambique

No comments: