Wednesday 14 October 2015

"OS GANHOS POLÍTICOS" DO PAÍS EM RELAÇÃO AO ASSALTO DAS FORÇA POLICIAIS À RESIDÊNCIA DO LÍDER DA RENAMO

O Estado não é um partido político ou associação de qualquer índole, que toma decisões vinculativas ao seu grupo!
O Estado é uma instituição de alto relevo numa Sociedade! O ESTADO não pode si induzir a erros, sob o protexto de reprimir qualquer Ilegalidade, fora dos parametros legais!
O Estado não pode imitar atitudes ilegais protagonizadas pelos seus adversários políticos ou não, que têm como objectivo empurrar a reacção do Estado para fora das balizas constitucionais! Pois muitas das vezes essa tem sido a táctica bem deliberada da oposição para armadilhar o Estado e ganhar pontos políticos!..
1 - Às armas que Dlhakama, detinha não as adquiriu no mercado negro! Ele detinha essas armas à cobertura dos Protocolos do AGP;
2 - O Estado Moçambicano devia accionar um mecanismo jurídico para reahaver essas armas, no lugar de protagonizar um assalto relâmpago! Se Dlhakama, desobedecesse essa íntimação, o Estado podia no último caso recorrer à polícia para fazer cumprir às ordens das autoridades!
3 - Elogiar o assalto policial à residência do Dlhakama sem mandato judicial, é um atentado contra à Prudência do Mandato do Presidente Nyusi, assim como apoiar um prejuízo político para ele e o seu partido Frelimo! Pois ficou marcado que a Polícia recebe ordens dos políticos, ao efectuar um assalto sem mandato de captura!
4 - Nós os moçambicanos pacíficos, devemos repudiar essa atitude que no fim ao cabo não dignifica o nosso Chefe do Estado, principalmente quando a Renamo acusa com provas as FDS de serem progonistas dos dois ataques à coluna do Líder da Renamo!
5 - Dlhakama ao reiterar à sua postura de não retaliar, deixa isolado o seu adversário directo com uma imagem de uma organização fora da lei que age com características terroristas!
6 - Estamos muito preocupados com essa fraqueza do Estado, apesar de ter usado a Força com sucesso, mas também caiu na armadilha da Renamo, ao mudar a sua imagem de um movimento terrorista para o Governo!



Ya-Qub Sibindi, no Facebook

No comments: