Tuesday 6 October 2015

Esquadrões da morte?

 

Testemunhas dos dois atentados, recentes, contra Afonso Dhlakama, descrevem os atacantes como homens vestidos à civil, com coletes à prova de bala, fortemente armados com armas de guerra e com aspecto de quem tem treino militar.
Qual será o significado disto?
A quem obedecem esses homens? Quem lhes fornece os coletes, as armas e as munições, quem lhes define os alvos a abater e o momento da acção?
Quem lhes paga?
Tudo perguntas a que não é fácil responder. São poucas as provas para que se possa apontar o dedo sem dúvidas em o fazer.
O único aspecto curioso é que disparam sistematicamente contra quem incomoda a direcção do Partido Frelimo e o seu Governo. Foi assim com Gilles Cistac e está a ser agora com Afonso Dhlakama. E, nos dois casos, depois de uma intensa campanha de diabolização da futura vítima através dos órgãos de informação do sector público.
Coincidências? É muito possível. E quem sou eu para dizer que é mais do que isso? Muito mais do que isso?
Sérgio Vieira, há poucos dias, apelou à “savimbização de Dhlakama” demonstrado que, apesar das aparências, ainda não rapou o bigode farfalhudo à moda do antigo Pai dos Povos, o José Bemvindo das Neves.
Mas, muito provavelmente, bigodes desses continuam a proliferar nos salões onde se tomam as verdadeiras decisões, embora o Sérgio já não lhes pise as alcatifas.
Vozes há que afirmam que os tais esquadrões da morte mais não são do que polícias e militares a quem se retira as fardas dado o melindre das operações a executar. Não faço ideia se com razão ou não. Mas, apenas em termos teóricos, vamos admitir por momentos que sim, que essas vozes têm razão. Será que os tais militares e polícias desfardados obedecem às ordens do seu Comandante em Chefe ou actuam ao serviço de outras quaisquer entidades? E, no segundo caso, o tal Comandante em Chefe sabe disso e sente-se confortável?
Adaptando uma velha frase espanhola à nossa realidade, eu diria que não acredito em esquadrões da morte, mas que eles existem, existem!


Machado da Graça, Savana 02-10-2015

No comments: