Thursday 29 October 2015

"Mortos e feridos em confrontos entre tropas do Governo e da Renamo em Morrumbala '



Ordens para desarmar a Renamo à força


Este é o mais grave confronto que ocorre naquele ponto do país, desde que começou a crise político-militar. Uma fonte das Forças de Defesa e Segurança informou ao “Canalmoz” que o pelotão das tropas do Governo perdeu quase todas armas nos confrontos. As armas foram recolhidas por homens da Renamo.
A situação político-militar está a deteriorar-se. As forças militares do Governo e da Renamo voltaram a confrontar-se na madrugada de quarta-feira, 28 de Outubro, no posto administrativo de Sabe, distrito de Morrumbala, na província da Zambézia, informaram fontes militares a partir daquele ponto do país.
Existem informações de registo de mortos e feridos, em número não especificado, da parte dos efectivos das forças governamentais.
Segundo fontes do CANALMOZ , os confrontos começaram por volta das 3.00 horas e prolongaram-se até meio da manhã. Segundo as mesmas fontes, pelo menos oito militares feridos deram entrada no Hospital Provincial de Quelimane,
Uma fonte da Polícia em Morrumbala disse ao CANALMOZ que a sua corporação tem ordens para capturar as armas que estão nas mãos dos homens da Renamo.
Uma outra fonte, da Renamo, disse que, neste momento, as forças governamentais estão a reforçar os seus efectivos a partir de Chimuara.
A agitação dos residentes na zona continua, e refugiam-se nas matas com medo dos confrontos.
Existem informações não confirmadas, de fontes policiais e da Renamo, dando conta da ocorrência de mortos do lado dos efectivos governamentais.
Uma fonte da Polícia da República de Moçambique na Zambézia, que falou na condição de não ser identificada, confirmou os confrontos, mas não entrou em detalhes.
O porta-voz da PRM no Comando Provincial da Zambézia, Ernesto Serrote, em contacto com o CANALMOZ, não confirmou nem desmentiu as informações, limitando-se a dizer que a Polícia apenas está a fazer o trabalho de recolha de armas espalhadas, um trabalho que, segundo disse, não deve perturbar ninguém, porque não se trata de confrontos.
O delegado político da Renamo na província da Zambézia, Abdala Ossifo Ibrahimo recusou falar do assunto, alegando que é dirigente político e não militar.
Um contingente das Forças Armadas de Defesa de Moçambique atravessou na semana passada a província de Nampula com destino à província da Zambézia, supondo-se que o destino era o distrito de Morrumbala.
Fontes militares e civis que falaram ao na condição de anonimato informaram que cerca de 200 militares foram vistos na Estrada Nacional N.o 1, quando entravam na província de Nampula, sendo transportados em cinco camiões, acompanhados por outras viaturas militares carregando material bélico de longo alcance.





(Bernardo Álvaro)



CANALMOZ – 29.10.2015, no Moçambique para todos



No comments: