Wednesday 28 October 2015

Fraudes levam Zanzibar a repetir eleições


Fraudes levam Zanzibar a repetir eleições
Fraudes levam Zanzibar a repetir eleições
REUTERS/Sadi Said













As eleições presidenciais, parlamentares e locais no arquipélago semi-autónomo de Zanzibar, na Tanzânia, foram anuladas devido a fraudes e um novo escrutínio deverá ter lugar. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente da comissão eleitoral local.

As eleições gerais em Zanzibar devem ser anuladas e organizadas novamente, uma vez que foram constatados situações irregulares como o caso de eleitores que votaram várias vezes, explicou Jecha Salim Jecha no comunicado difundido na televisão pública.

" Na qualidade de presidente da Comissão Eleitoral Local, estou convencido que o processo eleitoral não foi equitativo e que houve infracções à lei. Declaro assim oficialmente que todos os resultados serão invalidados e novas eleições deverão ser organizadas", declarou. Com estas eleições Zanzibar, situado no Oceano Índico, devia designar o seu próprio Presidente e deputados, no passado domingo, no quadro das eleições gerais que tiveram lugar a nível nacional na Tanzânia.





Oposição declara-se vencedora





Desde segunda-feira que o actual vice-presidente do principal partido de oposição do arquipélago, a Frente Cívica Única - Seif Sharif Hamad, declarou-se vencedor na eleição presidencial local. Ele afirma ter conquistado 52,87% dos votos, contra 47,13% obtidos pelo Presidente Ali Mohamed Shein. Os dois homens partilham actualmente o poder no governo de coligação.





Tumultos em Zanzibar




Na terça-feira as forças de segurança cercaram o principal centro de apuramento de votos impedindo durante algumas horas a entrada e saída do local, após o candidato Hamad ter repetido que não irá reconhecer a sua derrota se lhe roubarem a vitória. Tiros foram ouvidos durante esta noite na capital de Zanzibar. Esta manhã as ruas estavam praticamente vazias e muitas lojas encerradas, segundo relata um fotógrafo da AFP.
A Tanzânia nasceu em 1964 da fusão entre Tanganika continental e Zanzibar. As vilências pós-eleitorais são frequentes no arquipélago.



RFI

No comments: