Friday 20 February 2015

Renamo diz que declarações da Frelimo são contrárias ao acordo entre Nyusi e Dhlakama

 Num claro exercício de manutenção do actual clima de crise pós-eleitoral, o presidente do partido Frelimo, Armando Guebuza, despachou dirigentes do seu partido para as províncias, com o objectivo de repudiar a proposta Renamo de criação de regiões autónomas. As brigadas da Frelimo foram enviadas para as províncias, depois de, na semana passada, Filipe Nyusi... e o presidente da Renamo terem acordado que a Renamo devia submeter ao parlamento o projecto de criação das regiões autónomas, como forma de se ultrapassar a crise pós-eleitoral. A Renamo convocou a imprensa ontem, quinta-feira, para informar – através do seu secretário-geral, Manuel Bissopo – que as declarações da Frelimo contrariam o acordo alcançado entre Nyusi e Dhlakama. Depois das declarações dos membros da Frelimo, Bissopo fala de um Nyusi que pode estar a ser combatido dentro do partido Frelimo, onde, neste momento, não tem qualquer poder.
“Infelizmente, estamos a ver a Frelimo a desdobrar-se, com os seus quadros a desmentirem que haja entendimento entre o Presidente da República, suportado pela Frelimo”, disse Manuel Bissopo, para quem “o que está a acontecer é uma contradição clara de que Nyusi está a ser combatido”. Segundo Bissopo “depois do encontro ao mais alto nível, não houve nenhum ‘pronunciamento’ [contrário ao acordo], quer do presidente Dhlakama, quer do presidente Nyusi”.
Recorde-se que foi depois do referido acordo que os deputados da Renamo tomaram os seus assentos na Assembleia da República.

Renamo vai submeter o projecto antes da sessão ordinária da AR
Manul Bissopo, sem indicar datas, disse que a Renamo vai submeter dentro de dias o projecto das regiões autónomas. Disse também que, depois da interrupção para dialogar com Nyusi, Afonso Dhlakama vai retomar o seu périplo pelas províncias.



(André Mulungo, Canalmoz)



 
 
 

No comments: