Sunday 27 October 2013

O novo Costa do Sol, a tempo do verão

(2013-10-24) O Costa do Sol é um restaurante que fez parte da história de Maputo, e Moçambique. Deixou um vazio em todos os que apreciavam os famosos camarões grelhados e os bitoques quando fechou há cerca de 2 anos.
Mesmo distando cerca de 8km do centro da cidade, a viagem panorâmica ao longo da Av. Marginal até ao ponto onde está localizado o edifício histórico é um dos passeios preferidos de muitos maputenses. Desde o longínquo ano de 1930 o restaurante Costa do Sol tem servido os melhores mariscos e grelhados da cidade e este mês irá abrir as suas portas de novo, com nova gerência. O desafio é continuar um legado que existe desde dos antigos dias da cidade de Lourenço Marques e os primeiros anos de vida de Maputo.
A nova gerente, Micaela Rocha, diz que o Costa do Sol é uma parte da história de Moçambique. “Os meus pais, os meus avós, todos tem memórias deste restaurante. Nós quisemos renovar este legado e criar um espaço onde as novas gerações possam também criar as suas próprias memórias. Nós quisemos recriar a imagem do antigo restaurante, usando o que já estava aqui. Por exemplo, os mosaicos na varanda precisavam de ser aumentados, então encontrámos uma companhia que produziu uma réplica dos originais.” O edifício foi apenas retocado, o interior em art deco continua a compartilhar o espaço coberto de madeira escura. A estrutura exterior está como sempre, apenas com uma pintura nova, dando vida ao azul marés.
Os novos gerentes pretendem trazer de volta as famosas noites de jazz e tardes dançantes. “Quando falava com a minha mãe as memórias dela neste restaurante pareciam ter mais vida. Claro que eu também cresci a vir ao Costa do Sol para almoços de família mas naqueles tempos este era o sítio, o ponto de encontro da cidade! Tinha música ao vivo, dançava-se e é isto que nós queremos trazer de volta,” diz Micaela Rocha.
O verão promete ter muitas surpresas que ainda não podem ser reveladas. Com uma equipa de mais 100 pessoas, parceiros e colaboradores, o restaurante Costa do Sol irá abrir normalmente na quinta-feira, mas o melhor ainda está para vir.

By Nyangala Zolho, ed. Joaquim Fale



Club of Mozambique

No comments: