Wednesday 23 October 2013

Ataques a locais diferentes começam a criar desnorte nas FDS

 
No total, só ontem, quatro ataques tiveram lugar

A situação político/militar no país, particularmente na província de Sofala, onde o Presidente da República está em Presidência Aberta continua a avançar para níveis de descontrolo. Depois de as Forças Armadas de Defesa de Moçambique terem, no início da tarde desta segunda-feira, ocupado a base de Santugira que albergava Afonso Dhlakama há mais de um ano, supostos homens armados da Renamo começaram, na madrugada desta terça-feira, a retaliar à incursão das forças governamentais. A primeira situação aconteceu na madrugada desta terça-feira e nela, supostos homens da Renamo atacaram um posto policial na vila de Marínguè, o mesmo distrito onde a Renamo mantém uma base militar des...de a assinatura do Acordo Geral de Paz.
Não há registo de mortes, mas é dado certo de que os atacantes conseguiram levar consigo várias armas de fogo.Informações a que tivemos acesso indicam que, seguidamente, homens da Renamo atacaram um posto policial em Caia, ainda na província de Sofala e mais tarde (ainda ontem) viaturas civis foram atacadas na localidade de Mazamba, distrito de Cheringoma.
Já quase no início da noite, uma coluna de viaturas foi atacada no rio Ripembe, em Machanga, distrito que faz fronteira com Chibabava, onde Guebuza acabava de orientar um comício popular.
Para estes palcos de confrontação, foram despachados contingentes militares no sentido de tentarem acudir a situação, mas, soubemos, os supostos “homens da Renamo atacam e desaparecem”, acção característica de uma guerrilha. No terreno ninguém consegue esconder o medo e pavor com o curso que a actual situação está a tomar.
Os apelos de populares são no sentido de as duas partes voltarem a buscar o caminho do diálogo no sentido de devolver a paz aos 23 milhões de moçambicanos e não só.


MEDIAFAX – 23.10.2013, citado no Moçambique para todos

No comments: