Friday 31 May 2013

STAE tenta salvar recenseamento eleitoral


Encomendou 750 impressoras
O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) está a tentar salvar o processo de recenseamento eleitoral que, desde o seu arranque, tem decorrido a meio gás, com avarias do equipamento, bem como problemas com os tinteiros das impressoras. O director-geral do STAE, Felisberto Naife, garante que, a partir deste fim-de-semana, os problemas serão ultrapassados em todos os municípios que acolherão as eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo.
Para o efeito, este órgão encomendou, e já está a receber, um lote de 750 impressoras que vão substituir todas as que foram instaladas nos diversos postos de recenseamento eleitoral. Com o novo equipamento informático, adquirido na África do Sul, o STAE pretende, essencialmente, corrigir todas as irregularidades verificadas por incompatibilidade dos tinteiros de impressão nos postos de recenseamento.
Falando em conferência de imprensa convocada para explicar os constrangimentos que marcam o censo eleitoral, Naife disse tratar-se de uma situação que resultou do facto de não ter havido tempo suficiente para ensaios, que permitiriam que se observassem todas estas particularidades que estão a influenciar os primeiros dias do processo.
A reinstalação das impressoras iniciou na manhã de ontem nos municípios e incluía o reforço de outros materiais que já estavam a escassear no terreno. “Neste momento, já temos as impressoras e, imediatamente, vamos iniciar a distribuição das mesmas para estabilizar a situação”, disse Naife, que, depois, pediu desculpas aos eleitores e assegurou, por outro lado, que o seu direito de eleger e ser eleito não será posto em causa.

No comments: