Tuesday 14 May 2013

Mais de metade da frota dos TPM está avariada

63% dos autocarros estão paralisados no parque da transportadora.
A extinta empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM) tem uma frota de 353 autocarros, mas só 130 se encontram a funcionar. Os restantes 223 autocarros estão avariados, numa altura em que a oferta de transporte não cobre a procura da população.
A empresa assegura que, diariamente, consegue colocar 110 a 130 autocarros a operar, mas, pelo que se verifica no terreno, esta quantidade não resolve o mínimo das necessidades da população.
Perante esta situação, a transportadora quer usar 50% das suas receitas diárias e os subsídios que recebe do Orçamento do Estado para recuperar parte da frota. “Está previsto que, ao longo de 2013, iremos recuperar, pelo menos, 45 autocarros avariados. Refiro-me a grandes avarias, isto é, aquelas que a piquete não resolve ao longo do dia”, disse Maria Macamo.
Na ocasião, a PCA não revelou o valor que será usado para a manutenção dos autocarros e nem o tipo de avarias que os mesmos apresentam.
Para adquirir os 223 autocarros que hoje se encontram avariados, estima-se que o Estado tenha gasto pouco mais de 33.5 milhões de dólares.
Mesmo com a falta de meios, a empresa TPM decidiu, semana passada, introduzir uma carreira especial com autocarros modernos, com um custo de 70 meticais por viagem. A administração da empresa entende que não há problema nesse programa.


No comments: