Sunday 5 May 2013

"Quanto a mim a única explicação possível é o medo"

Meu caro Manuel
Espero que estejas de saúde. Do meu lado tudo bem, felizmente.
Mas cada vez mais preocupado com as coisas que vão acontecendo no nosso país.
Vem isto a propósito de uma informação que recebi, segundo a qual, neste 1.º de Maio, em Quelimane, a Força de Intervenção Rápida (FIR) impediu que os ciclistas participassem na manifestação, alegadamente por serem apoiantes do Presidente do Município, Manuel de Araújo.
E não posso deixar de recordar o que acontecia na Alemanha de Hitler, em que os nazis tinham uma força de choque para impedir, pela violência, todos os actos políticos dos partidos da oposição.
 No nosso caso esse papel está a ser executado pela FIR. É essa força que é, constantemente, utilizada para dispersar os militantes de outros partidos, sempre que se reúnem para organizar a sua actividade ou para se manifestarem publicamente sobre alguma questão.
Sempre que é requerida autorização para uma realização desse tipo, ela é imediatamente negada e a FIR enviada para o local previsto com todos os meios repressivos que lhe são próprios.
Isto apesar de o discurso oficial estar cheio de expressões de apreço à democracia e de garantias de que não existe nenhuma restrição às actividades políticas de quem não é partidário do Governo e da Frelimo.
Infelizmente mal passam poucos dias sem termos mais uma prova de que tais afirmações e garantias são totalmente falsas.
Por que será isto, Manuel? Por que será esta vontade de tudo controlar e tudo proibir?
Quanto a mim a única explicação possível é o medo.
Os dirigentes do partido Frelimo e do Governo estão a ver o descontentamento, em muitas camadas da população, a crescer, cada vez mais, e tentam evitar que esse descontentamento se organize e transforme numa força política que possa pôr em causa o seu domínio.
E acho que neste, como em muitos outros casos, o medo pode ser muito mau conselheiro.
Um abraço para ti do

Machado da Graça
CORREIO DA MANHÃ – 03.05.2013, no Moçambique para todos

No comments: