Tuesday 21 May 2013

CIP insurge-se contra a gestão dos mega-projectos


“Governo mantém segredo dos contratos e perpetua País na pobreza”

Na semana em que Moçambique participa pela primeira vez na Conferência Global da Iniciativa de Transparência da Indústria Extractiva (EITI), como novo membro da organização, o Centro da Integridade Pública (CIP) insurgiu-se contra a manutenção da confidencialidade dos contratos entre as multinacionais e o Governo moçambicano, na exploração dos recursos. Em nota de Imprensa distribuída ontem, o CIP deplora que “o secretismo em torno dos contratos continua a garantir que as companhias multinacionais não paguem impostos justos ao País”.
“Moçambique é um dos países mais pobres do mundo (…). As receitas do Estado, vindas do carvão e de gás natural, poderiam tirar a maior parte dos moçambicanos da pobreza absoluta”, escreve o CIP numa nota assinada pelo director da organização que tem se batido pela transparência no País, Adriano Nuvunga.
“O Centro de Integridade Pública apela ao Governo de Moçambique que pare de negociar os contratos secretos com as companhias mineiras e do sector do petróleo”, refere o CIP.



Canalmoz

No comments: