Sunday 26 May 2013

Recenseamento aberto com muitos problemas

Muitos postos de recenseamento não conseguiram abrir no sábado por causa da chegada tardia dos equipamentos, e houve relatos generalizados de falhas de equipamentos onde os postos abriram. Uma mulher em Maputo twittou "fomos muito bem atendidos apenas as máquinas não estão a funcionar, amanhã tentaremos!"
No entanto, em outros locais de registo correu sem problemas. A afluência foi misturada com longas filas em alguns lugares, filas curtas em outros lugares, e ninguém a registar em outros.
Em Marromeu, Milange, Massinga, Pemba e Manica os postos de recenseamento abriram na hora e estavam funcionando, com filas de até 75 pessoas.
A província de Nampula teve sérios problemas.  Pois o equipamento não chegou em Nacala Porto, Monapo e Gurué ontem e só chegou em alguns postos da cidade de Nampula no período da tarde.
Em outros lugares, em Montepuez, Macia, Beira, Tete e Moatize poucos postos - ou nenhum - abriu até ao meio da manhã.
Em Inhambane muitos postos fecharam por causa da falha do equipamento.
Na Cidade de Maputo era muito variável, com alguns postos abertos e em funcionamento, outros  havia falta de equipamentos  e alguns de fechavam  devido a falhas no equipamento.
Relatórios do nosso correspondente em Nampula na manhã de sábado mostrou a variabilidade:
+ Na EPC Parque pessoas populares estavam esperando na fila, mas a máquina não chegou e o
posto de recenseamento não foi aberto.
+ Pavilhão do Ferroviário foi aberto, mas ninguém estava lá para registar.
+ EPC Limoeiros foi aberto com uma fila de 30 pessoas reclamando sobre o morosidade do processo.
+ E 3 de Fevereiro estava cheio do pessoal provincial e da cidade de eleição - mas não potenciais eleitores - enquanto esperavam o governador Cidalia Chauque para recensear-se.
E onde o registo foi aberto, o processo estava muito moroso as pessoas recém-formadas que lentamente tentavam ganhar confiança no uso do computador de registo.

O registo exige recolha de impressões digitais e uma foto, e imprimir um cartão que é selado em plástico. Este está provando ser muito complicado.
Os problemas técnicos com o software também apareceram durante o dia. O sistema regista os dados sobre o documento apresentado pelo eleitor em potencial, tal como um cartão de identificação, mas não aceitaria datas de emissão de alguns documentos, e não havia nenhuma maneira de gravar no documento com permanente prazo (vitalício) sem uma data de expiração (como emitida a pensionistas).
Na Cidade de Maputo era muito variável, com muitos postos abertos e em funcionamento, outros faltava equipamentos para poder abrir, e alguns fechavam devido a falhas no equipamento.
Os relatórios são de nossos jornalistas dos municípios e do @ Verdade, que tem um blog ao vivo especial (http://www.verdade.co.mz/live-blogs/eleicoes-autarquicas-2013 e http://www.verdade.co.mz/tema-de-fundo) e um feed Twitter (DemocraciaMZ).


Boletim sobre o processo político em Moçambique
Editor: Joseph Hanlon (j.hanlon@open.ac.uk)
Editor Adjunto: Adriano Nuvunga
Chefe de redação: Fatima Mimbire
Repórter: Anchieta Maquitela

O material pode ser reproduzido livremente, mencionando a fonte.
Publicado por CIP.
Centro de Integridade Pública e AWEPA, the European Parliamentarians with Africa
 
 

No comments: