Sunday 8 June 2008

Violência xenófoba: um olhar ( 1 )





Nestas últimas semanas li e ouvi diversas explicações sobre a onda de violência xenófoba que avassalou a África do Sul, os políticos, comentadores e intelectuais avançaram com diversas teorias sobre a génese desta catástrofe. Eu não sou comentador nem intelectual, mas o facto de estar radicado na África do Sul há mais de três décadas e de conhecer relativamente bem a comunidade moçambicana talvez me possa dar uma perspectiva abrangente destes acontecimentos.
Esta onda xenófoba sinceramente não me surpreendeu, apenas fiquei chocado com o grau de violência e com a rapidez com que se alastrou pelo País. Os políticos que afirmam terem sido surpreendidos por estes acontecimentos são desonestos ou sofrem do complexo de avestruz, o Governo da África do Sul foi diversas vezes alertado sobre a possibilidade de violência xenófoba mas preferiu ignorar os sinais. Estes acontecimentos fizeram caír o mito de que a África do Sul é uma nação-milagre, o tal país arco-íris, um exemplo a ser apontado, um autêntico eldorado. Ficou bem patente que na África do Sul o rei vai nú, a realidade é que esta sociedade é violenta, intolerante, volúvel, com sentimentos latentes de tribalismo, racismo e xenofobia, mergulhada em crime e corrupção. Esta imagem é muito negativa para um País que aposta no Turismo e que tem grandes ambições de protagonismo na arena política internacional.
Quando a violência eclodiu, as primeiras afirmações indicavam que se tratava de uma conspiração para destabilizar o país. Falou-se que uma das alas do ANC tinha instigado o conflito para desacreditar a outra facção, também se punha a hipótese de que apoiantes de Mugabe tinham provocado a violência. Eu nunca acreditei nestas hipóteses porque sei que frequentemente os governos usam a história da mão externa para encobrirem os seus fracassos.
Ultimamente também li que estes incidentes nada tinham a ver com a xenofobia, tinha sido apenas uma combinação de diversos factores. Embora esta teoria não esteja totalmente errada, é descabido afirmar que a xenofobia não foi um elemento determinante.

( Continua )

4 comments:

Ximbitane said...

Bolas, não vejo a hora de ver a outra parte deste artigo! É impressionante a forma como abordas o assunto, sobretudo por seres alguém que esta dentro do sistema.

Realmente sou apologista dessa tese, a onda de violencia tem a sua razao de ser no fracasso do governo, mesmo que tenha sido uma facção a incentivar isso.

Se as coisas estivessem a andar sobre carris, o rei não andaria com a bunda ao léu!

JOSÉ said...

Ximbitane, eu não tenho muito tempo e disposição mas dentro de pouco tempo vou publicar pelo menos mais duas partes, este assunto mexe comigo!
Fico feliz por concordares comigo mas de modo algum tenho a pretensão de que esta é a visão correcta e final da tragédia, apenas tento ser objectivo!

Reflectindo said...

Secudando a Ximbitane, eu também estou a espera das continuacão. Ao menos não acreditas no discurso de surpresa como eu. Também falas de caso racismo que ainda por aí reina que tanto nas minhas passagens por esse país e em reportagens tenho acompanhado.

JOSÉ said...

Este meu modesto contributo deverá ter cinco partes, farei a postagem da segunda parte no Domingo.