Thursday 22 December 2016

Marfim moçambicano apreendido no Camboja

mediaApreensão de marfim no Camboja.AFP/Wildlife Alliance
As autoridades do Camboja anunciaram ter apreendido 
1,3 toneladas de marfim proveniente de Moçambique e destinadas à China. Esta é uma das mais importantes apreensões no Camboja este ano.






De acordo com a Wildlife Alliance Cambodia, uma associação que ajuda as autoridades a encontrar os traficantes, foram encontradas 1,3 toneladas de marfim proveniente de Moçambique e destinadas à China. O material estava escondido atrás de vigas de madeira dentro de contentores que chegaram de barco até ao terminal de Kandal, perto de Phnom Penh.
Além de 1,3 toneladas de marfim de elefante, foram encontrados 10 crânios de leopardos, 82 quilos de ossos de animais e 137 quilos de escamas de pangolim. O pangolim é um pequeno mamífero coberto de escamas que está em vias de extinção devido à caça furtiva, sendo o animal mais traficado no mundo. Na Ásia, as suas escamas são usadas na medicina tradicional e a sua carne é apreciada na cozinha.O comércio de marfim é proibido e tem contribuído para a nítida redução de elefantes em África nos últimos anos.A associação Wildlife Alliance informou que o principal suspeito deste caso é um vietnamita que está em fuga, conhecido como um grande contrabandista.Esta é uma das mais importantes apreensões de marfim este ano, no Camboja, e ilustra o papel deste país num tráfico alimentado pela procura chinesa. Os ecologistas têm alertado que o Camboja se tornou num local de passagem para o marfim africano nos últimos anos.


RFI

No comments: