Wednesday 7 December 2016

Filipe Nyusi ensaia afastamento dos mediadores internacionais


Negociações

Os mandatários de Filipe Nyusi apareceram, na terça-feira, na Comissão Mista, para informarem que têm uma nova proposta, que consiste na constituição de um grupo de trabalho a ser indicado pelo Presidente da República e pelo presidente da Renamo, para tratar da matéria em discussão.
Segundo propõem os mandatários, o mesmo grupo poderá substituir a subcomissão criada para tratar da questão da descentralização governativa.
Essa subcomissão era dirigida, por parte da Frelimo, por Alfredo Gamito, e, por parte da Renamo, por Jeremias Pondeca, que foi assassinado pelos esquadrões da morte.
Segundo a nova proposta, os mediadores internacionais ficam de fora, e o Presidente da República e o presidente da Renamo deverão indicar duas ou três pessoas de cada lado.
Se esta proposta da Frelimo for aceite, alguns membros da Comissão Mista de ambos os lados serão sacrificados, tal como aconteceu, do lado da delegação do Governo, com António Hama Thai e Edmundo Galiza Matos Jr., que o presidente Filipe Nyusi dispensou, alegando que são deputados, tendo designado António Boene e Chiziane para os substituírem.
Mas a Renamo já disse que não vai indicar mais ninguém, argumentando que todos os que estão lá na Comissão Mista indicados por Afonso Dhlakama possuem mandato bastante para tratarem da matéria em discussão.
Enquanto isso, os frelimistas presentes na Comissão Mista queixam-se de não terem mandato para decidir sobre a matéria.
Até ao momento do assassinato de Jeremias Pondeca, a subcomissão criada para tratar da descentralização tinha avançado na preparação da proposta de alteração da legislação, nomeadamente sobre a Constituição da República, a Lei das Autarquias e a Lei das Assembleias Provinciais.
Esta nova posição ignora totalmente todas as propostas dos mediadores internacionais.
Os mandatários de Filipe Nyusi nunca apresentaram alguma proposta sobre a matéria e, para inviabilizar os trabalhos, foram-se atrasando e foram faltando às sessões da própria Comissão Mista.
Hoje, quarta-feira, no final da manhã, as partes voltam a encontrar-se, numa altura em que esta quinta ronda caminha para o fim sem nenhum avanço, tal como aconteceu na quarta ronda. (Bernardo Álvaro)

CANALMOZ , 7 de Dezembro de 2016

No comments: