Saturday 17 December 2016

Família do marido de Valentina Guebuza diz-se “envergonhada e revoltada” com homicídio

A família de Zófimo Muiuane, indiciado pelo homicídio da mulher, Valentina Guebuza, filha do antigo Presidente Armando Guebuza, manifestou-se hoje "envergonhada e revoltada" com o sucedido, pedindo perdão à família da vítima.
"Estamos envergonhados e revoltados com a acção do nosso familiar e pedimos perdão à família Guebuza", afirmou Armando Pedro, irmão mais velho de Zófimo Muiane, na mensagem fúnebre que leu durante o velório de Valentina Guebuza, assassinada a tiro na quarta-feira, alegadamente pelo marido.
Armando Pedro declarou, ainda, que a família não se "revê no ato bárbaro" de Zófimo Muiane, acrescentando que os parentes do suspeito são pessoas humildes e de bem.
O irmão do suspeito disse que a família nunca percebeu sinais de mal-estar no casamento entre Valentina Guebuza e Zófimo Muiane, manifestando gratidão pelo carinho e amizade que a filha do antigo chefe de Estado proporcionou à família do marido.
"Ainda naquela mesma quarta-feira estivemos a falar sobre os preparativos do Natal", disse Pedro, que, em vários momentos, não conteve as lágrimas, diante das centenas de pessoas que assistiram ao velório.
No final, Armando Pedro e o seu pai, Armando Muiane, abraçaram Armando Guebuza durante cerca de dois minutos, gerando um dos momentos mais fortes e emocionantes da cerimónia.
O velório de Valentina Guebuza decorreu hoje na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, subúrbios da capital moçambicana, onde casou há dois anos, e contou com a participação do atual chefe de Estado, Filipe Nyusi, do antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano, titulares dos órgãos de soberania, membros e simpatizantes da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e membros do atual e dos anteriores governos moçambicanos.
A Polícia da República de Moçambique disse, na quinta-feira, que Valentina Guebuza, 36 anos, foi morta a tiro, supostamente pelo marido, Zófimo Muiuane, na residência do casal em Maputo, e deixa uma filha de um ano e seis meses.
Valentina da Luz Guebuza, 36 anos, era uma das mais destacadas empresárias do país.
Em Dezembro de 2013, a revista Forbes colocou-a entre as vinte jovens africanas mais poderosas de África, à frente da 'holding' familiar Focus 21 Management & Development, com interesses em vários setores, na banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e imobiliário.
A empresária moçambicana casou-se a 26 de Julho de 2014 com Zófimo Muiuane, chefe do departamento de marketing da operadora de telecomunicações Mcel, numa cerimónia religiosa na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, nos arredores de Maputo, perante centenas de convidados.


No comments: