Monday 24 October 2016

Recordações de Mbuzini

 

2016 – Nós, os moçambicanos, manifestamos a nossa convicção de que a verdade sobre o bárbaro assassinato de Samora Machel será um dia conhecida pelos povos da região, do mundo e, muito em particular, pelo povo moçambicano, para quem o desfecho do dossier continua a ser uma prioridade nacional. – Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário. (TVM)

2013 – O presidente da República, Armando Guebuza, renovou hoje o compromisso do governo de tudo fazer com vista a apurar as circunstâncias da morte, a 19 de Outubro de 1986, do fundador da nação moçambicana, Samora Machel. (Rádio Moçambique)

2012 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ontem, em Maputo, que as autoridades nacionais participam nas novas investigações sobre a morte do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, bem como a existência de novos dados sobre o despenhamento do avião (Tupolev) que vitimou, a 19 de Outubro de 1986, o estadista e outros 33 acompanhantes nas colinas de Mbuzini, África do Sul. (Notícias)

2011 – Continuaremos empenhados para o esclarecimento das circunstâncias que determinaram a morte do Presidente Samora Machel” –Armando Guebuza. (AIM)

2010 – O Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, reafirmou que o dossiê relativo à investigação do acidente de Mbuzini não vai ser fechado enquanto não estiver esclarecido. (Rádio Moçambique)

2008 – A descoberta da verdade sobre a morte do Presidente Samora Moisés Machel foi e continua a ser uma prioridade da Nação Moçambicana diz comunicado da Presidência da República. (Notícias)

2006 – Armando Guebuza promete a verdade por detrás da morte de Samora Machel. (AIM)

2004 – Vice-Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, prometeu que a verdade sobre o desastre aéreo que em 1986 ceifou a vida do líder moçambicano, Samora Machel, seria descoberta. (Notícias)

2001 – Mas não desistiremos enquanto não tivermos resposta a perguntas quem foi realmente que matou o presidente Samora. – Primeiro-ministro Pascoal Mocumbi (Rádio Moçambique)

1999 – O Presidente Nelson Mandela disse que as investigações sobre o despenhamento do avião estão numa fase adiantada e que os responsáveis seriam punidos, independentemente do cargo que ocupam. (AIM)

1998 – O primeiro-ministro Pascoal Mocumbi disse que os ministérios do interior moçambicano e sul-africano continuam com as investigações para se determinar as circunstâncias exactas do desastre aéreo. (PANA)


João Cabrita, no Facebook

No comments: