Saturday 1 October 2016

Novos preços de combustíveis a partir de hoje


O Governo fez subir os preços dos combustíveis com efeito a partir de hoje. A gasolina que custava 47.52 meticais passa a custar 50.02 meticais o litro, o gasóleo sobe de 36.81 meticais para 45.83 meticais o litro.
Por sua vez, o petróleo de iluminação sobe de 28.64 meticais o litro para 33.06 meticais, enquanto o gás domésticos (GPL) passa de 55.45 meticais/kg para 58.54 meticais/kg. Por seu turno, o gás comprimido (GNV) passa de 17.75 para 24.90 meticais.
O comunicado do Ministério da Energia e Recursos Minerais que anuncia tais medidas, indica que as mesmas surgem "da necessidade de se proceder à actualização das componentes de custos com a importação dos produtos petrolíferos, das margens dos distribuidores e do retalhista aplicadas na venda ao público".
Na noite desta sexta-feira, vários postos de abastecimento de combustíveis registaram enchentes incomuns, de cidadãos que queriam aproveitar o último dia do antigo preço.
O efeito directo destas medidas poderá ser também a subida do preço dos transportes semi-colectivos, vulgo chapas que um serviço essencial para a esmagadora maioria da população. Em quase todas as vezes que o preço dos combustíveis subiu houve ameaça de manifestações populares, sendo que as mais mobilizadoras aconteceram em 2010 quando o povo paralisou Maputo e Matola. Facto garantido é que depois da subida generalizada dos preços dos bens essenciais como a comida o Governo acaba de abrir mais um furo no cinto do cidadão que em si, já andava muito apertado e sufocante.



( Canalmoz )

No comments: