Friday 28 October 2016

Já não há última reunião da Comissão Mista. Os mediadores vão se despedir

 
Maputo (Canalmoz) - Com o ambiente pesado depois da emboscada que os mediadores sofreram no último sábado, a sessão da quarta ronda da Comissão Mista que estava marcada para a tarde de hoje sexta-feira, não vai mais ter lugar. Segundo apurou o CanalMoz para além do mau ambiente que se criou os mediadores internacionais não conseguiram convencer os mandatários de Filipe Nyusi, a aceitar as propostas colocadas pelos próprios mediadores sobre a "Governação da Renamo" e a "Declaração de um trégua militar". Em poucas palavras: as negociações estão embargadas.
Assim sendo, segundo apurou o Canalmoz, os mediadores internacionais vão se despedir hoje pretendem e não apresentar novas propostas sobre as matérias em alusão que podem ficar como "TPC" para as partes.
O coordenador da equipa dos mediadores internacionais, Mario Raffaelli confirmou que já não terá lugar a última sessão da quarta ronda, mas não adiantou as razões.
As 17 horas de hoje, segundo informou há momentos Mario Raffaelli ao Canalmoz, os mediadores deveram distribuir um comunicado de imprensa, que anuncia o término da quarta ronda da Comissão Mista que foi quase um fracasso e ficou marcado pelo assassinato de um dos membros, neste caso, Jeremias Pondeca, da Renamo e a mais recente tentativa de emboscada aos próprios mediadores internacionais.

No comments: