Saturday 29 October 2016

COMUNICADO DE IMPRENSA DOS MEDIADORES / FACILITADORES INTERNACIONAIS


O início da quarta ronda do processo de negociação foi marcado pelo trágico assassinato do membro da Delegação do Presidente da Renamo, Senhor Jeremias Pondeca Munguambe. Foi muito importante que este acontecimento funesto tenha sido condenado por todas as componentes da sociedade assim como das Instituições do Estado, como foi evidenciado pela presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da República nas cerimónias fúnebres oficiais organizadas pelo Conselho de Estado.
Igualmente importante, foi o facto de ambas as Delegações reiterarem a vontade de continuar o diálogo pela paz, o que representa a melhor resposta a este acto violento.
Os Mediadores / Facilitadores Internacionais, propuseram uma nova metodologia de trabalho, que consiste em privilegiar encontros bilaterais a fim de aprofundar as diferentes posições e facilitar desta forma a identificação de uma base comum. Uma segunda proposta dos Mediadores/Facilitadores Internacionais foi de fazer a ligação entre a solução dos assuntos políticos e a trégua. Essas duas propostas foram aceites pelas duas Delegações.
Em consequência, o resultado desses encontros bilaterais foi traduzido numa proposta feita pelos Mediadores /Facilitadores Internacionais que, implementando o que foi assinado no dia 17 de Agosto de 2016, propõem a entrega de um pacote de princípios relativos ao processo de descentralização a ser enviado à Assembleia de Republica assim como um road map para enfrentar os outros pontos da agenda.
As duas Delegações comprometeram-se a apresentar uma resposta formal a esta proposta dos Mediadores/Facilitadores Internacionais, no início da próxima ronda de negociações, prevista para o próximo dia 10 de Novembro. 



Maputo, 28 de Outubro de 2016

No comments: