Wednesday 20 April 2016

Primeiro-ministro dá explicações em Washington

 
Dívida da EMATUM e da “ProIndicus”.
“A Frelimo só respeita quem lhe dá dinheiro” – Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo.
Uma equipa chefiada pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, vai reunir com especialistas do Fundo Monetário Internacional para dar esclarecimentos sobre a dívida da EMATUM e da “ProIndicus”.
A ida do Governo a Washington acontece pouco tempo depois de o FMI anunciar a suspensão da cooperação com Moçambique, caso o Governo não esclareça sobre as duas dívidas.
O Governo vai a Washington depois de a bancada parlamentar que o apoia na Assembleia da República, a bancada da Frelimo, se recusar a agendar o debate da situação real da dívida pública.
Depois do anúncio da suspensão da cooperação pelo FMI, o Governo só precisou de vinte e quatro horas para constituir a equipa que vai prestar contas ao FMI.
Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo, diz que a atitude do Governo revela falta de respeito para com o povo moçambicano e para com a Assembleia da República.
 “A Frelimo só respeita quem dá dinheiro e manda passear todo o povo”, declarou Ivone Soares, numa entrevista exclusiva ao CANALMOZ.
A deputada declarou que a bancada da Renamo “não irá demitir-se das suas responsabilidades de representação do povo e fiscalização do Executivo”. Segundo diz Ivone Soares, a bancada parlamentar da Renamo vai “continuar a batalhar para a responsabilização daqueles que lesam a pátria”.
Conselho Constitucional e Assembleia da República devem pronunciar-se
Questionada sobre o passo a seguir, Ivone Soares afirmou: “Dois mil cidadãos poderão exigir que o Conselho Constitucional se pronuncie, ou o próprio parlamento”.
“Nós, deputados da Renamo, não vamos cruzar os braços e esquecer os desmandos e inconstitucionalidades praticados pelo Governo da Frelimo”, disse Ivone Soares, acrescentando que a Renamo vai “continuar a exigir transparência e o cumprimento dos ditames da Constituição da República de Moçambique”.
A Renamo condena a decisão da bancada parlamentar da Frelimo de inviabilizar a ida do Governo à Assembleia da República. “É repugnante ver a bancada da Frelimo a impedir que os deputados cumpram o seu mandato de fiscalizar o Governo”, afirmou Ivone Soares.
Responsabilizar todos os envolvidos no endividamento do Estado moçambicano

“Devemos todos gritar, para todo o mundo ouvir, que exigimos a reposição do bom nome da nossa pátria e a responsabilização dos cérebros desses créditos malparados, sobre cujo montante nenhum de nós foi informado até hoje”, declarou Ivone Soares. (André Mulungo)

CANALMOZ – 20.04.2016, no Moçambique para todos

No comments: