Tuesday 26 April 2016

Cabo Verde segundo melhor país de África para se viver









Praia – 25 de Abril -
Cabo Verde é o segundo melhor país africano para se viver. A constatação é do The Good African Society Index, através de estudo divulgado e publicado pelo Mail&Guardian, sobre as boas sociedades africanas. 
De acordo com a pesquisa, quem lidera a lista é a Tunísia, mas o arquipélago cabo-verdiano divide, ex aequo com o Botswana, o segundo lugar do ranking. Cabo Verde, diz o relatório, tem as maiores pontuações a nível do continente no quesito segurança, integridade e justiça.
O nosso país aparece, aliás, com indicadores acima da média em todos os componentes do barómetro, como o desempenho económico; Democracia, liberdade e governança; Bem-estar infantil (por exemplo, a mortalidade infantil); Meio ambiente e infra-estrutura (emissões de CO2); segurança (taxa de homicídios); Saúde e os sistemas de saúde; Integridade e justiça (mede os níveis de corrupção); Educação; e coesão social e sustentabilidade social.
No entanto, o Gana (sétimo lugar) lidera o ranking a nível do desempenho económico; a África do Sul (9º) tem melhor performance na democracia, a liberdade e a governação; e o Egipto (4º) lidera nos sistemas de saúde. 
Na outra extremidade do espectro, o Tchad é o país mais baixo do ranking, sendo o pior no bem-estar infantil e com nota negativa na educação e coesão social e medidas de sustentabilidade social. 
O The Good Índice da Sociedade Africano foi construído para 45 países. Devido à indisponibilidade de dados, Eritréia, Guiné Equatorial, Líbia, Maurícias, São Tomé e Príncipe, Seychelles, Somália, Sudão e Sudão do Sul não foram incluídos.



A riqueza é factor?



Os países com melhores pontuações do Índice africanos geralmente têm maior rendimento nacional bruto per capita - ou seja, as nações mais ricas tendem a classificar-se melhor no Índice da Boa Sociedade Africana.
Contudo, isto não é regra. Tunísia e Cabo Verde, por exemplo, que lideram o índice Africano, têm um PIB per capita relativamente baixo, quando comparado com outros países. Por outro lado, a África do Sul e o Gabão, que têm um maior PIB per capita, têm pontuações muito inferiores à Tunísia e Cabo Verde.




No comments: