Monday 4 April 2016

Igreja Católica quer que Parlamento seja exemplo de tolerância

Apelo deixado no encontro entre Dom Francisco Chimoio e o MDM

O arcebispo católico da Diocese de Maputo, Dom Francisco Chimoio, defende a necessidade de uma maior tolerância ao nível do Parlamento, para que esta instituição seja palco da promoção do diálogo e da paz.
Este apelo foi deixado num encontro de cortesia que Dom Francisco Chimoio manteve com a direcção da bancada parlamentar do MDM, durante o qual abordaram questões da fé religiosa, mas também a situação política nacional, caracterizada por uma tensão militar, com alguns confrontos à mistura, sobretudo nas províncias do centro do país.
“O parlamento tem um papel fundamental. Aí o diálogo nunca deve ser deixado de lado. Os deputados devem ser perseverantes e continuar a sugerir caminhos certos, para que esta paz seja, de facto, uma realidade tangível, evitando tudo aquilo que é intolerância e falta de aceitação da ideia do outro. Se uma ideia é boa, deve ser aceite, porque a construção do edifício depende da colaboração de todos”, disse aquele clérigo, no final do encontro com os parlamentares da segunda bancada da oposição.
Já o MDM, para além do aspecto encontro de cortesia, na audiência com Dom Francisco Chimoio, pretendia encorajar a igreja católica a continuar o seu papel de pacificação do país.
“Nós acreditamos que esta instituição ainda joga um papel decisivo para esta paz. Foi por isso que viemos dizer à igreja que precisamos da sua bênção, para que todos trilhemos no caminho da reconciliação, da estabilidade e, acima de tudo, numa sociedade em que se reconheça o outro, na base do amor ao próximo”, explicou Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar do MDM.






O País

1 comment:

Anonymous said...

MENTIRA OU VERDADE
Dom Jaime Pedro Gonçalves de baxa na Avcena-Beirá? Respondam! Trata se de figura sem medida de sacrificio, quando se trata de paz para mocambicanos.