Saturday 16 April 2016

FMI exige esclarecimentos sobre a dívida da ProIndicus



O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta sexta-feira o cancelamento de uma missão que estava prevista para iniciar, esta semana, um processo de revisão e avaliação dos Instrumentos de Apoio de Políticas de facilitação de créditos a Moçambique.
Segundo o FMI, a decisão foi tomada na sequência de recentes relatos da imprensa sobre a existência de novas transações de empréstimo secretos contraídos pelo governo de Moçambique associados ao sector militar.
Em comunicado de imprensa recebido na nossa redacção, o FMI diz que “recebemos esta semana a confirmação das autoridades moçambicanas da existência de um grande montante de empréstimo que não havia sido previamente revelado ao FMI. O empréstimo não revelado excede o montante de 1 bilião de dólares americanos e altera significativamente a nossa avaliação do panorama macroeconómico de Moçambique”, lê-se no documento.
O FMI diz ainda que actualmente está procurando determinar, em cooperação com as autoridades, os factos relativos a estes empréstimos. “Chamamos à atenção das autoridades que quaisquer transações relacionadas com dívida pública ainda não reveladas devem ser reportadas de forma transparente e publicamente, independentemente dos seus propósitos”.






Canamoz

No comments: