Wednesday 2 March 2016

União Europeia confirma pedido de mediação da RENAMO em Moçambique

Fonte diplomática comunitária confirmou à agência Lusa que houve de facto um pedido de mediação da RENAMO para a crise em Moçambique. O pedido já teria sido noticiado pelo jornal Mediafax na segunda-feira (29.02).

Filipe Nyusi (esquerda) e Afonso Dhlakama (direita)
Federica Mogherini, alta representate da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e vice-presidente da Comissão Europeia, visitou Maputo na última semana de fevereiro e segundo avançou o jornal Mediafax , na sua edição de segunda-feira (29.02.), houve um pedido da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana) à União Europeia para a mediação da crise polítcia e militar que se vive em Moçambique.
Entretento, fonte diplomática jcomunitária já confirmou à agência de notícias Lusa que houve de facto esse pedido por parte da RENAMO. Durante a visita, Federica Mogherini alertou que a instabilidade política em Moçambique ameaça os sucessos alcançados no país nas últimas décadas e considerou decisiva a recuperação de uma dinâmica de reconciliação.
Para além da União Europeia, a RENAMO já teria pedido mediação ao Presidente da África do Sul, Jacob Zuma e à Igreja Católica.



DW

No comments: