Tuesday 22 March 2016

Ausência de diálogo pode aumentar a espiral de violência em Moçambique


Sociólogo Rogério Sitoi diz que as partes em conflito serão obrigadas a negociar, porque nenhuma delas tem a certeza de vitória.



A ausência de diálogo político poderá elevar a tensão político-militar em Moçambique, nos próximos meses, disse o analista Rogério Sitoi.
Contudo, opina, a tensão irá estabilizar, o que obrigará as partes a negociar, porque nenhuma tem a certeza de sair vitoriosa no conflito.
O diálogo político entre o governo moçambicano e a Renamo está emperrado na questão da presença dos mediadores, exigida pelo partido de Afonso Dhlakama.
Nos últimos tempos, a Renamo tem intensificado os seus ataques, aparentemente para forçar o governo a ceder relativamente a este aspecto.
O sociólogo Sitoi, diz que, na sequência disso, haverá mais violência.
Para Sitoi, a Renamo "tem consciência de que não vai vencer e o governo da Frelimo também tem a certeza de que não há condições objectivas para eliminar essas bolsas soltas das forças da Renamo"
Quanto à exigência da Renamo para governar nas províncias onde obteve o maior número de votos nas eleições gerais de 2014, Sitoi diz não crer que Dhlakama e as pessoas da Renamo acreditem que a Frelimo concederá a governação.
"Podem ser algumas acções que possam ser cedidas, mas governação não creio," disse.



No comments: