Tuesday 29 March 2016

Renamo acusa Júlio Jane e Bernardino Rafael de serem mentirosos

Assalto às residências de Afonso Dhlakama e à sede nacional da Renamo
 
A Renamo reafirma que, nos três assaltos, a Polícia roubou 285.000,00 meticais em dinheiro vivo.
A Renamo, na segunda-feira, voltou desmentir as afirmações do comandante da Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo, Bernardino Rafael, e do comandante-geral da PRM, o major-general Júlio Jane, e acusou-os de serem mentirosos ao afirmarem que, no assalto à residência do presidente da Renamo,
Afonso Dhlakama, a corporação apreendeu quarenta e sete armas de fogo, entre as quais quarenta metralhadoras AK-47 e sete pistolas.
Durante a visita às residências assaltadas, o tenente-general Ossufo Momade, chefe do Departamento de Defesa e Segurança da Renamo e deputado da Assembleia da República, disse aos jornalistas que as armas levadas pela Polícia eram vinte, e obsoletas, dado que estavam fora do uso há bastante tempo.
A Renamo diz também que não corresponde à verdade que a Polícia tinha apreendido pistolas nas três instalações assaltadas pelos agentes da Polícia no passado domingo, como declarou o comandante Bernardino Rafael à imprensa.
“É mentira, a Renamo não tinha pistolas, nem sequer uma. E as armas apreendidas eram vinte, e muitas podres, que estavam fora
de uso”, disse Ossufo Momade.
A Renamo diz que as declarações de Bernardino Rafael e Júlio Jane – segundo as quais algumas armas eram usadas no crime – são uma invenção.
“Que mestria. Como é que em poucas horas conseguiram fazer uma perícia e determinar que as armas eram usadas no crime? É tudo invenção para denegrir a Renamo, porque nenhuma arma está em funcionamento”, declarou Ossufo Momade.
A Renamo reafirmou que a Polícia retirou da residência de Afonso Dhlakama 85.500,00 meticais, e retirou 200.100,00 meticais da ede do partido, desmentindo deste modo o comandante da Polícia na cidade de Maputo.
Na sua edição de segunda-feira, o jornal “Noticias” publicou que quarenta armas de fogo do tipo AKM, sete pistolas e quantidades não especificadas de pedras preciosas ou semipreciosas foram apreendidas pela Polícia na cidade de Maputo, numa operação que visou a sede da Renamo e a residência do seu presidente
na capital. Aquele jornal escreve que ninguém foi maltratado.
Um dos guardas que estava numa das residências no acto do assalto disse aos jornalistas, na segunda- -feira, que, quando os Polícias chegaram, pontapearam a porta de acesso ao recinto da casa, sem terem nenhum mandato.
A fonte disse que os agentes traziam cães, vinham fortemente armados e mascarados e chegaram em cinco viaturas. Acrescentou que, quando entraram, começaram a exigir armas e ameaçaram de morte os dois guardas, perguntando se querem viver ou morrer, enquanto apontavam armas às cabeças e pescoços. Também quiseram saber sobre a empregada que naquele dia foi trabalhar. O mesmo guarda acrescentou que
arrombaram as portas e, no interior, arrombaram gavetas, tendo levado 85.500,00 meticais, que serviam para a compra de víveres.


Canalmoz, 29/03/1629 de M9 de Março de 2arço de 2016

No comments: