Wednesday 16 March 2016

Marco do correio, de Machado da Graça

Olá, Frederico
Como vai isso? A saúde e os negócios? Do meu lado tudo bem, felizmente.
Só que preocupado por estarmos no terrível mês de Março, mês durante o qual a Renamo diz que vai passar a governar as “suas” seis províncias e o Governo vai ter de pagar mais uma grossa fatia da dívida da EMATUM.
Em relação ao primeiro caso as minhas dúvidas são muitas. Mesmo que, pela força, seja possível Afonso Dhlakama ocupar os lugares de poder naquelas províncias, governar exige muitíssimo mais, nomeadamente dinheiro. E este está no Orçamento do Estado, gerido em Maputo. E sem ele qualquer tentativa de governo se esboroa e cai no descrédito.
Já o caso da EMATUM é bem diferente. Todos recordamos o antigo ministro das Finanças, o dr. Manuel Chang, a garantir, com total cara de pau, que o Estado não iria ter de pagar nem um centavo daquela dívida, pois ela era de uma empresa privada, a tal EMATUM. O facto de a tal empresa privada ser propriedade, na sua totalidade, de órgãos do Estado era uma subtileza a que se procurava dar pouca importância.
Só que hoje assistimos ao sucessor de Chang na pasta das Finanças a dizer que, haja dinheiro ou não, a dívida da EMATUM vai ser paga. E já ninguém esconde que vai ser paga com o dinheiro dos nossos impostos. Os barcos de pesca nem uma sardinha apanham, ali atracados todos, no cais de pesca, a apodrecer.
E o espantoso, se é que alguma coisa ainda nos espanta hoje em dia, é que o dr. Chang continua a deputar na Assembleia da República e o sr. Armando Guebuza, patrão dele na altura, foi recentemente empossado para o Conselho de Estado. Cidadãos acima de qualquer suspeita...
Não me admiraria que viessemos a descobrir que a encomenda incluiu ainda submarinos de luxo para a nossa elite sobreviver, no fundo do mar, quando o nosso país afundar totalmente.
Pagos, é claro, com os impostos dos afogados.
Um abraço para ti do

Machado da Graça, Correio da manhã

No comments: