Friday 11 March 2016

Presidente da República convida empresários portugueses a investir em Moçambique

Presidente da República convida empresários portugueses a investir em Moçambique
Moçambique e Portugal reatam ainda este ano, as cimeiras bilaterais para dinamizarem a cooperação económica, anunciou ontem o chefe do Estado Moçambicano, no fim de dois dias de trabalho em Portugal.

Filipe Nyusi acrescentou que há já uma equipa a trabalhar para a materialização da iniciativa.
O Chefe do Estado Moçambicano, deslocou –se a Lisboa, para assistir a investidura do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, ao cargo de Presidente de Portugal, acto que ocorreu esta quarta-feira.
Mas aproveitou a ocasião para jantar em privado com Marcelo Rebelo de Sousa, antes de ser empossado e, antes de regressar à Moçambique, esteve no palácio de São Bento, onde dialogou, por cerca de uma hora com o Primeiro–Ministro de Portugal, António Costa.
Nesses encontros Filipe Nyusi pós assento tónico para a necessidade da realização regular de cimeiras entre os dois Estados, porque na sua visão as cimeiras permitem avaliar a implementação de acordos.
O Chefe do Estado Moçambicano, quer que no âmbito da cooperação económica, Portugal aumente o seu investimento no nosso país.
Por isso, através do novo Presidente de Portugal e do Primeiro–Ministro, Filipe Nyusi voltou a convidar aos empresários Portugueses à investirem em Moçambique, sobretudo na Agricultura, Turismo e Pesca.
O Investimento português em Moçambique pode contribuir para a criação de postos de trabalho, e se a produção for exportada para Portugal pode melhorar a balança comercial entre os dois países.
Neste momento a balança comercial é mais favorável a Portugal, porque Moçambique importa mais produtos portugueses do que exporta para aquele país.





(RM-Lisboa)

No comments: