Wednesday 24 September 2014

Promovendo violência


 Membros da Frelimo e Polícia impedem entrada de Daviz Simango em Xai-Xai

O partido Frelimo continua a promover terror contra os partidos da oposição. Ao princípio da noite de segunda-feira, membros do partido Frelimo devidamente identificados barraram a entrada da caravana do candidato do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, na cidade de Xai-xai, no sul de Moçambique. Para o efeito, contaram com o apoio da Polícia local, que tratou de reter o candidato do MDM, enquanto do outro lado permitia que os membros do MDM fossem violentamente espancados por membros da Frelimo.
Munidos de paus, pedras e outros objectos contundentes, os membros do partido Frelimo estacionaram na ponte sobre o rio Limpopo, à entrada da cidade, para promoverem violência. Ao que o MDM acusa as operações de violência estiveram a cargo do deputado da Assembleia da República pela bancada da Frelimo, Agostinho Vuma que liderava os vândalos. Mal a caravana de Daviz chegou à ponte, foi recebida com pedradas, tendo Daviz sido retido no posto policial local.
O Gabinete de Informação do MDM reportou ao “Canalmoz” que a Polícia acusou os seguranças de Daviz de terem disparado na Macia e no Chókwè, algo que não aconteceu.
Com o exaltar dos ânimos, a violência generalizou-se, com a Polícia sem acção perante o cenário. O MDM diz que a Polícia em Xai-Xai recebeu instruções do comandante-geral da PRM, Jorge Khalau, para reter o candidato do MDM na ponte e dispersar os seus apoiantes. Até ao fecho desta edição não nos foi possível apurar o número de feridos nem obter a reacção da Polícia.



Canalmoz

No comments: