Wednesday 3 September 2014

No diálogo político : Delegações do Governo e da Renamo garantem frente-a-frente entre Guebuza e Dhlakama na sexta-feira


 As delegações do Governo e da Renamo voltaram a reunir-se ontem em mais uma ronda de negociações, a 76a,para concluírem as discussões em torno do encontro entre o Presidente da Repúblicae o presidente da Renamo, AfonsoDhlakama. As delegações garantem que o encontro se realizaráno princípio da manhã desta sexta-feira, 5 de Setembro, na Presidência da República.
Em declarações a jornalistas no final do encontro, o chefe-adjunto da delegação do Governo no diálogo e ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, disse que o encontro de ontem serviu para aprofundar a preparação logística, protocolar e de segurança para o encontro entre o Presidente da República e o presidente da Renamo.Segundo Muthisse, as partes discutiram também os passos subsequentesàhomologação dos documentos por Guebuza e Dhlakama. Muthisse disse também que a Renamo reafirmou que Afonso Dhlakama vai mesmo se reunir-se com Guebuza.
Estarão presentes no encontro dirigentesdo Estado, entre os quais a presidente da Assembleia da República, os vice-presidentes, os membros da Comissão Permanente da AR, chefes das bancadas parlamentares. Estarão também representantes da magistratura, da sociedade civil, militares, membros do Governo, membros da Renamo, e representantes do corpo diplomático.
Segundo Muthisse, o Governo já endereçou convites aos países propostos para fazerem parte da missão dos observadores militares internacionais.



Saimone Macuiana


O chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiana, disseque o encontro de ontem serviu basicamente para “a preparação do encontro ao alto nível e para a finalização de actas importantes dos nossos encontros”. Macuianalembrou também que,“depois do encontro,a Assembleia da República deverá deliberar e legislar sobre tudo o que já foi discutido e ‘consensualizado’”.
Para aAR serão levados os seguintes documentos: “Memorando de Entendimento”, “Termos de Referência da Missão dos Observadores Internacionais”, “Declaração de Cessar-Fogo” e “Mecanismos de Garantias”.



(Bernardo Álvaro, Canalmoz)

No comments: